Filtrar


Questões por página:
Paciente comparece ao ambulatório de Fisioterapia com queixas de dor, edema, rigidez matinal e presença de nódulos nas mãos. Ao visualizarmos o RX, encontramos os seguintes achados: edema de tecidos moles, perda simétrica do espaço articular e erosões subcondrais. Mediante a análise, o diagnóstico mais provável para o quadro apresentado é de:
“Doença autoimune que afeta órgãos e tecidos, mediados por autoanticorpos e imunocomplexos, acometendo 95% de mulheres em idade fértil e que apresenta manifestações cutâneas do tipo lesões discóides, localizadas na face, couro cabeludo com presença de poliartrite intermitente.” O excerto destacado relaciona-se a uma patologia conhecida como:
A artrite reumatoide é uma doença sistêmica que afeta o revestimento sinovial das articulações, fazendo com que ocorram dor, rigidez, edema e deformidades progressivas nos dedos das mãos, nos quais ocorre ainda uma extensão da articulação interfalângica proximal com flexão da articulação interfalângica distal. Essa deformidade é caracterizada como:
O surgimento desta condição de saúde geralmente é após os 40 anos, e algumas das manifestações articulares observadas são a degradação da cartilagem, a alteração da arquitetura articular e a formação de osteófitos. Os pacientes relatam rigidez matinal em geral menor do que 30 minutos, e não há manifestações clínicas sistêmicas, tais como sensação geral de mal-estar e fadiga, perda de peso e febre. A descrição refere-se à:
A determinação do diagnóstico de uma doença reumatológica pode ser feita por meio de exames clínicos, físicos e laboratoriais. Com relação à artrite reumatoide (AR), julgue o item subsequente.

As artralgias mencionadas pelos pacientes podem ser moduladas por meio de cinesioterapia e termoterapia superficial.