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O período dos séculos XVI, XVII e XVIII, além de ser o momento do desenvolvimento das ciências naturais, deu oportunidade, devido a vários fatores, para que no século XIX, surgisse a Sociologia. Para o sociólogo brasileiro Florestan Fernandes, três séries de convergências parecem responsáveis pela lenta, mas progressiva substituição da concepção normativa e especulativa por uma representação positiva da vida social. Com relação às convergências apontadas pelo sociólogo, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre elas:
COLUNA I
1. Sistema de Ciências 2. Fatores socioculturais 3. Fatores intelectuais
COLUNA II
( ) No lugar do teocentrismo, em que a fé cristã era supervalorizada, houve uma tendência social antropocêntrica, valorizando a obra humana. Isso levou ao desenvolvimento de uma atividade laica, otimista em relação à capacidade de a razão intervir no mundo, organizando a sociedade e aperfeiçoando a vida humana. O emprego sistemático da razão, como consequência de sua autonomia diante da fé.
( ) A evolução das ciências estava diretamente ligada à necessidade de controlar a natureza e compreendê-la . As crises provocadas pelos acontecimentos sociais do século XVIII, por sua vez, provocaram uma convicção de que os métodos das ciências da natureza deviam e podiam ser estendidos aos estudos das questões humanas e sociais, e que os fenômenos sociais podiam ser classificados e medidos.
( ) As mudanças ocorridas na vida política e econômica da Europa, tais como a ascensão da burguesia, a formação do Estado Nacional, a descoberta do Novo Mundo, a Revolução Comercial, a Reforma Protestante, culminando, no século XVIII, com a Revolução Industrial.
( ) O Renascimento é o início de um movimento cultural que vai marcar as transformações da mentalidade social europeia. Inspirou-se no Humanismo, movimento que defendia o estudo da cultura grecoromana e o retorno a seus ideais de exaltação do homem. O conhecimento deixa de ser revelado, como resultado de uma atividade de contemplação e fé, para voltar a ser o que era antes, entre gregos e romanos, o resultado de uma bem conduzida atividade mental.
( ) As mudanças na sociedade europeia transformaram-na numa sociedade problemática. Trouxe mudanças na ordem tecnológica, pelo emprego intensivo e extensivo de um novo modo de produção com o uso da máquina; na ordem econômica, pela concentração de capitais, constituição de grandes empresas provocando acumulação de riquezas; e na ordem social, pela intensificação do êxodo rural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
COLUNA I
1. Sistema de Ciências 2. Fatores socioculturais 3. Fatores intelectuais
COLUNA II
( ) No lugar do teocentrismo, em que a fé cristã era supervalorizada, houve uma tendência social antropocêntrica, valorizando a obra humana. Isso levou ao desenvolvimento de uma atividade laica, otimista em relação à capacidade de a razão intervir no mundo, organizando a sociedade e aperfeiçoando a vida humana. O emprego sistemático da razão, como consequência de sua autonomia diante da fé.
( ) A evolução das ciências estava diretamente ligada à necessidade de controlar a natureza e compreendê-la . As crises provocadas pelos acontecimentos sociais do século XVIII, por sua vez, provocaram uma convicção de que os métodos das ciências da natureza deviam e podiam ser estendidos aos estudos das questões humanas e sociais, e que os fenômenos sociais podiam ser classificados e medidos.
( ) As mudanças ocorridas na vida política e econômica da Europa, tais como a ascensão da burguesia, a formação do Estado Nacional, a descoberta do Novo Mundo, a Revolução Comercial, a Reforma Protestante, culminando, no século XVIII, com a Revolução Industrial.
( ) O Renascimento é o início de um movimento cultural que vai marcar as transformações da mentalidade social europeia. Inspirou-se no Humanismo, movimento que defendia o estudo da cultura grecoromana e o retorno a seus ideais de exaltação do homem. O conhecimento deixa de ser revelado, como resultado de uma atividade de contemplação e fé, para voltar a ser o que era antes, entre gregos e romanos, o resultado de uma bem conduzida atividade mental.
( ) As mudanças na sociedade europeia transformaram-na numa sociedade problemática. Trouxe mudanças na ordem tecnológica, pelo emprego intensivo e extensivo de um novo modo de produção com o uso da máquina; na ordem econômica, pela concentração de capitais, constituição de grandes empresas provocando acumulação de riquezas; e na ordem social, pela intensificação do êxodo rural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Sociologia
“A marca da Europa moderna foi, sem dúvida, a instabilidade expressa na forma de crises nos diversos âmbitos da vida material, cultural e moral. Foi no cerne dessas dramáticas turbulências que nasceu a Sociologia enquanto um modo de interpretação chamado a explicar o “caos” até certo ponto assustador em que a sociedade parecia haver-se tornado”.
(QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos. Belo Horizonte, Ed. UFMG,2002, p.9).
Sobre as crises mencionadas acima, as autoras fazem referência à(ao)
(QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos. Belo Horizonte, Ed. UFMG,2002, p.9).
Sobre as crises mencionadas acima, as autoras fazem referência à(ao)
É CORRETO afirmar que a Sociologia
“A Escola de Chicago inaugura um tipo de reflexão, até então inédita, que tem a cidade como objeto privilegiado de investigação; “a cidade como laboratório social’”. (SANT’ANNA, M. J.,2003, p.93).
Assinale a alternativa incorreta acerca da afirmação acima.
A chamada “Escola de Frankfurt” marcou o pensamento ocidental por suas contribuições teóricas e reflexões críticas à sociedade moderna. Assinale a alternativa correta a respeito desta: