Filtrar


Questões por página:
Um dos movimentos mais importantes ocorridos na Europa entre os séculos XV e XVIII foi o Iluminismo. Acerca desse movimento, julgue o item a seguir.
O movimento iluminista foi marcado pela grande coesão das ideias dos seus principais expoentes.
Um dos movimentos mais importantes ocorridos na Europa entre os séculos XV e XVIII foi o Iluminismo. Acerca desse movimento, julgue o item a seguir.
O Iluminismo baseou-se principalmente nos dogmas religiosos.
O pensamento iluminista, embora não tenha sido homogêneo, disseminou-se por toda a Europa e atingiu seu apogeu no século XVIII. Nesse período, o absolutismo francês já estava em decadência e era contestado por diversos intelectuais ligados às diferentes áreas do conhecimento humano, como a filosofia, a economia, a arte, a educação, a ciência em geral.
Sobre os intelectuais iluministas, afirma-se que
(Concurso Milagres/2018) “A lei era odiada, mas também desprezada. Só o mais empedernido criminoso era tão odiado pelo povo quanto o informante que enviava os homens para a forca. E o movimento de resistência às leis de propriedade tomava a forma, não de atos criminosos individuais, mas também de ações insurrecionais esporádicas e fragmentárias, onde o número de pessoas garantia uma certa imunidade.” (THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa – a árvore da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1987, p.64. v.1). Considerando o texto citado, assinale a alternativa correta sobre a sociedade inglesa nos séculos XVIII e XIX e os movimentos de resistência.
(Concurso Milagres/2018) “Na luta entre o Parlamento e a Coroa, o que ficou claro é que os pagadores de impostos não iriam mais admitir de forma alguma que o governo cobrasse taxas, que não fossem previamente autorizadas pelos seus representantes. Em nome dessa resistência à tirania e ao despotismo foram até a Guerra Civil e a Revolução. Com a vitória, enormes recursos ficaram disponíveis para que as forças parlamentares montassem uma poderosa marinha, que iria ser fundamental na promoção dos interesses ingleses por todas as partes do mundo, onde recursos pudessem ser drenados. Isso tornou possível a eliminação dos piratas e a abertura aos mercadores ingleses, a colonização efetiva das terras do Atlântico e do Pacífico, inaugurando o imperialismo econômico inglês. Obteve inclusive o virtual monopólio do comércio de escravos, de onde, lamento dizer, retirou-se uma enorme fortuna.” (Chistopher Hill em entrevista a Nicolau Sevcenko, Folha de São Paulo,10-0801988, p. E-14).
Considerando o texto acima, podemos dizer que o historiador atribui à Revolução Inglesa um caráter: