Filtrar


Questões por página:

“... é uma unidade real de tudo isso em uma e mesma pessoa, instruída por pacto de cada homem com os demais de tal forma como se cada um dissesse a todos: autorizo e transfiro a este homem ou assembleia de homens meu direito de governar-me a mim mesmo, com a condição de que todos vós transferireis a ele, vosso direito, e autorizareis todos seus atos da mesma maneira.”

Este pensamento apresentou expressiva influência sobre as sociedades ocidentais na Modernidade, sobretudo a partir da emergência dos Estados Nacionais. O fragmento expressa as ideias de

A fórmula utilizada por letrados europeus da primeira metade do século XVIII não era nova. A dualidade do Iluminismo está na própria raiz do Renascimento moderno, entre os séculos XV e XVI, sobretudo em sua crítica à Europa da Idade Média.
(Rodrigo Elias, Os filósofos do século XVIII. Disponível em: . Adaptado)

Em relação às aproximações entre o Renascimento e o Iluminismo, é correto destacar:
Leia o texto: FÁBRICA “Nosso dia vai chegar Teremos nossa vez Não é pedir demais Quero justiça Quero trabalhar em paz Não é muito o que lhe peço Eu quero um trabalho honesto Em vez de escravidão Deve haver algum lugar Onde o mais forte Não consegue escravizar Quem não tem chance De onde vem a indiferença Temperada a ferro e fogo? Quem guarda os portões da fábrica? O céu já foi azul, mas agora é cinza O que era verde aqui já não existe mais Quem me dera acreditar Que não acontece nada de tanto brincar com fogo Que venha o fogo então Esse ar deixou minha vista cansada Nada demais". (Legião Urbana. Fábrica. CD Dois, EMI,1997.) Com base na letra da música podemos relacioná-la e interpretá-la como crítica da:
Sobre o movimento iluminista é incorreto afirmar:
Critica aos privilégios da nobreza e do clero, limitação do poder real e garantia da liberdade individual. Estas foram as principais aspirações do: