Filtrar


Questões por página:
O universo cultural e intelectual do século XIX deve ser compreendido como gerador de um novo tempo na Europa, com implicações que repercutiriam também no século XX. Assinale a alternativa CORRETA:
“O Historicismo alemão, e seus desdobramentos em outros países europeus e mesmo nas Américas, deverá ser entendido em sua relação direta com o contexto de afirmação dos Estados Nacionais do século XIX.” (José de Assunção Barros. Teoria da História; Vol. II. RJ. Vozes.2011.p.107)
Considerando o paradigma historicista analise as proposições a seguir:
I- O Historicismo apresenta uma perspectiva sobre o homem com bases na tendência dominante do iluminismo que é uma herança desde o século XVIII e que é sustentada pelo Positivismo com sua perspectiva generalizante. II- O paradigma historicista condena a relatividade do objeto histórico porque acredita que as leis de caráter geral sejam válidas para todas as sociedades. III- Os três traços essenciais do pensamento historicista são: relatividade do objeto histórico; especificidade metodológica da História e subjetividade do historiador. IV- A atitude historicista busca perceber a diferença, a singularidade, o específico, o particular. A concepção historicista deleita-se com a percepção do movimento.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Sobre a forma gradativa em que a monarquia foi tornando-se dependente da burguesia e perdendo espaço, leia a citação.

“Eis aqui um exemplo, tomado do século XIV, quando o rei da Inglaterra pediu ajuda a cidade de Londres, Sir Robert de Asheby, representando o rei, foi a municipalidade de Londres e em nome do rei convocou o Alcaide e os Intendentes da Cidade a comparecerem perante o Rei Nosso Senhor e o seu Conselho e o Rei fez menção das despesas que realizara em sua guerra em países além mar, e que ainda teriam que ser feitas e pediu-lhes um empréstimo de vinte mil libras [...] embora fosse difícil, eles concordaram em emprestar [...] Fizeram o empréstimo, o outros, ao rei porque dele recebiam em recompensa vantagens bem definidas[...]para o comércio...”
(HUBERMAN, L. História da riqueza do homem. Trad. Waltensir Dutra.21.ed. Rio de Janeiro: LTC,1986. p 83).

Assinale a alternativa correta.
As revoluções liberais que ocorreram na Europa entre 1789 e 1848, removeram os obstáculos que impediam o desenvolvimento da indústria e do capitalismo, e:
Adam Smith tomou nota da proibição absoluta que a Grã-Bretanha tinha imposto às suas colônias da América do Norte de não construírem fornos para aço ou usinas de laminação; nem fabricarem artigos acabados de ferro e aço, mesmo para seu próprio consumo [...]. Consciente da injustiça de tais medidas, Smith condenou-as como “violação manifesta dos mais sagrados direitos da humanidade”. (LANDES, David. A riqueza e a pobreza das nações: por que algumas são tão ricas e outras são tão pobres. Rio de Janeiro: Campus,1998, p.345)
Adam Smith, ao considerar injustas as iniciativas da Grã-Bretanha no sentido de enquadrar a produção e circulação comercial de suas colônias na América,