Filtrar


Questões por página:
Nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs), faz-se a desinfecção com cloro, a qual contribui para o tratamento em geral e também para o seu largo uso em saneamento. São características do cloro para o uso em ETEs, EXCETO:
“Trecho rebaixado de coletor de esgoto com escoamento sob pressão, que interrompe o curso do escoamento livre do esgoto e, também, o fluxo da mistura de ar e gases que ocorre na lâmina livre do conduto, constituindo, assim, uma descontinuidade indesejável ao funcionamento geral do complexo de tubulações que promovem a coleta e o transporte do esgoto sanitário. Além disso, exige observação frequente de funcionamento e operações de ajuste ao crescimento das vazões ao longo do período de alcance planejado. No entanto, constitui solução por vezes conveniente para superar obstáculos ou interferências ao caminhamento normal da canalização, pois seu funcionamento por gravidade independe de equipamentos mecânicos.” Trata-se de:
Para um sistema de abastecimento de água e o processo de torná-la potável, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Chama-se de clarificação ou purificação ao processo de tratamento da água após sua captação, de modo a melhorar sua qualidade, tornando-a potável, isto é, apropriada ao consumo humano. ( ) A aeração tem por finalidade principal remover o CO² (gás carbônico) e o H2S (gás sulfídrico) dissolvidos em águas de certas procedências. Com isso diminui o PH da água, pois a mesma torna-se menos ácida, e reduz-se a sua corrosividade. ( ) Sedimentação ou decantação consiste na deposição de matérias em suspensão na água pela ação da gravidade. ( ) Na câmara de coagulação ou floculação processa-se a neutralização de cargas elétricas das partículas coloidais para possibilitar sua aglomeração em flocos e a sua segregação.
A sequência está correta em
Para abastecimento público com água natural, água classificada como Tipo A, os Fluoretos devem estar abaixo de:
No dimensionamento hidráulico para um projeto de rede coletora de esgoto sanitário, a máxima declividade admissível é aquela para a qual se tenha uma velocidade final de: