Filtrar


Questões por página:
Prevalência e incidência dos principais agravos em saúde bucal são usualmente avaliadas a partir do emprego de índices.

Sobre isso, analise as asserções a seguir:




I. Prevalência e incidência da cárie dentária é usualmente avaliada em estudos epidemiológicos a partir do emprego do índice CPO, que, devido ao seu caráter cumulativo ao longo dos anos, é sempre referido em relação à idade, não existindo uma idade específica para efeitos comparativos entre populações.
II. O DAI, índice empregado para avaliação de oclusopatias nas dentições mista e permanente, utiliza uma combinação de medidas (não somente de problemas oclusais), as quais, em conjunto, expressam o estado oclusal do indivíduo e, consequentemente, a necessidade de tratamento ortodôntico.
III. O CPI permite avaliar a condição periodontal quanto à higidez, à presença de sangramento gengival, ao cálculo dentário ou à bolsa periodontal, que terão seus códigos registrados separadamente, possibilitando a observação da prevalência de cada condição para cada sextante, incluindo a avaliação de bolsa periodontal aos 12 anos.
IV. O uso e a necessidade de prótese, índice utilizado para avaliar o edentulismo em levantamentos epidemiológicos, serve tanto para estimar a gravidade do problema quanto para subsidiar ações de planejamento.

Assinale a alternativa em que se contempla o quantitativo de afirmações CORRETAS.
A prestação de serviços de saúde bucal deve priorizar os agravos de maior gravidade e/ou mais prevalentes. Os principais agravos que acometem a saúde bucal no Brasil e têm sido objeto de estudos epidemiológicos em virtude de sua prevalência e gravidade.

Sobre isso, analise as asserções a seguir:



I. O primeiro inquérito nacional, realizado em 16 capitais no ano de 1996, mostrou um CPO aos 12 anos de 6,7, ou seja, quase sete dentes afetados pela cárie, sendo a maioria destes ainda sem tratamento.
II. Fatores culturais e socioeconômicos assim como diabetes e fumo são os principais fatores de risco comuns tanto para a cárie como para doença periodontal.
III. O edentulismo é resultante dentre outros, da baixa oferta e cobertura dos serviços, modelo assistencial predominante de prática mutiladora aliada às características culturais que exercem significativa influência sobre o modo como a perda dentária é assimilada.
IV. As condições oclusais no Projeto SB Brasil 2010 foram avaliadas em crianças de 5 e 12 anos e na faixa etária de 15 a 19 anos.


Assinale a alternativa em que se contempla o quantitativo de afirmações CORRETAS.
De acordo com a Portaria n.º 7.508/2011, que regulamenta a Lei nº 8.080/90, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, Sobre as Comissões Intergestores, assinale a alternativa CORRETA:
Com base na Portaria n.º 2.436/2017 que versa sobre a Política Nacional de Atenção Básica, assinale a alternativa CORRETA que contempla as atribuições do Técnico em Saúde Bucal.
Considerando as ações odontológicas preventivas preconizadas pelo Ministério da Saúde, de acordo com as diretrizes da política nacional de saúde bucal, analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA: