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Saúde Bucal Coletiva

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As atividades de educação em saúde bucal realizadas em grupos, sendo voltadas para gestante, adolescentes ou idosos, devem focar na realidade local e nos principais problemas de saúde que atingem essas populações. A educação em saúde deve ser planejada de maneira interprofissional e realizada de forma verticalizada, pois os profissionais são detentores do saber científico, que deve ser repassado aos participantes do grupo, sempre dentro de uma linguagem apropriada. Ademais, as atividades devem ser constantemente avaliadas, para que sejam aperfeiçoadas as ações exitosas, bem como modificadas àquelas que não alcançaram os objetivos desejados.
São atribuições do Auxiliar em Saúde Bucal, sempre sob a supervisão do cirurgião-dentista ou do técnico em saúde bucal, com EXCEÇÃO de:
Direito fundamental de todo e qualquer cidadão, em todo o Território Nacional, ter acesso às ações e serviços de Saúde de natureza pública, refere-se a (ao):

Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência CORRETA:


1. Índice TSIF.

2. Índice IPC.

3. Índice ICP.

4. Índice IHO.S.


( ) Diagnosticar e determinar o grau de severidade da fluorose dentária.

( ) Verificar a eficiência dos métodos de escovação e os programas de Educação em Saúde Bucal.

( ) Avaliar a condição periodontal quanto à higidez, sangramento e presença de cálculo ou bolsa periodontal.

( ) Observar a presença de placa visível no dente.

De acordo com a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, as ações e serviços de saúde, deverão ser organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente, sendo exercida no âmbito da União, pelo: