Filtrar


Questões por página:
A Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, decreta periodicidade em anos para a realização da Conferência em Saúde. Nesse evento, vários segmentos sociais se reúnem para avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação de políticas de área. A periodicidade estipulada pela Lei para a realização da Conferência em Saúde é de:
Levantamentos epidemiológicos são importantes para tornar conhecida a prevalência das doenças bucais, como também para estimar a necessidade de tratamento. A coleta de dados ajuda no planejamento, na execução e na avaliação das ações de saúde. O índice CPO-D tem por finalidade:
Os índices CPO-D e CPI são recomendados pela OMS (Organizaçaõ Mundial de Saud́ e) para a avaliação das patologias bucais mais prevalentes, como a cárie e a doença periodontal. É uma limitação desses índices considerar apenas aspectos:
“A OMS (Organização Mundial de Saúde), no documento Promoción de la Salud mediante las Escuelas, reconhece a relaçáo que existe entre educação e saúde; a partir disso, julga que se pode empregar este conhecimento para ajudar a estabelecer escolas que melhorem a educaçaõ e aumentem o potencial de aprendizagem ao mesmo tempo que melhoram a saud́ e, pois a boa saud́ e apoía um aprendizado proveitoso e viceversa. Nadanovsky afirmou que a escola tem grande influência sobre a saúde dos jovens. Daí o desenvolvimento do conceito de Escolas Promotoras da Saúde, ou Escolas Saudáveis, que têm como meta geneŕ ica atingir estilos de vida saudáveis para a população total da escola por meio do desenvolvimento de ambientes que apoiem e conduzam à promoção da saúde.”
A partir da leitura do trecho acima, retirado de “A importância da saúde bucal para pré-escolares” (Aquilante et al.,2003, p.40), é possível afirmar que os Programas de Educação de Saúde Bucal têm por finalidade:
Pacientes portadores de necessidades especiais (PNE) necessitam de atenção odontológica diferenciada. Os pacientes PNE, por vezes, fazem uso contínuo de algumas medicações, que podem acarretar diminuição do fluxo salivar, tornando o meio bucal propício para o acúmulo de placa dental, e o posterior desenvolvimento de cáries, gengivites e doenças periodontais, somado à higiene bucal deficiente. Ao perceber hipofunção da glândula salivar, saliva residual espessa, mucosa oral com aparência seca, dorso de língua fissurado com atrofia de papilas filiformes, pode-se caracterizar o caso como um quadro de: