Filtrar


Questões por página:
Paim e Almeida Filho (1998, p.310), apontam para a necessária “superação do biologismo dominante, da naturalização da vida social, da sua submissão à clínica e da sua dependência do modelo médico hegemônico”. O espaço que abarca as análises críticas em relação à construção biomédica da Medicina e busca tecer outras relações entre saúde e sociedade é a Saúde:
Para as tomadas de decisões nos níveis Municipal, Estadual e Federal, referentes a problemas de saúde da população, é necessária a compreensão de dados e análise de fatores relevantes de monitoramento e coleta de dados feitas por instrumentos padronizados, chamados Sistemas de:
Considerando o manual do Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), é INCORRETO afirmar que
Para Lopes [et al] (2018): “Ao compreendermos a amplitude subjetiva de cada sujeito em sua constituição social, podemos perceber o contexto no qual está inserido, como produtor de construções representativas do universo interior de cada um. Ou seja, a criação e a conservação de sintomas falam sobre a saúde coletiva disponibilizando perspectivamente o sentido de comunidade”. (p.193). Assinale a alternativa correta levando em consideração a obra dos autores.
O arranjo organizacional que visa outorgar suporte técnico em Saúde Mental, em áreas específicas às das equipes responsáveis pelo desenvolvimento de ações básicas de saúde para a população, é chamado de: