Filtrar


Questões por página:

Criança de 8 anos chega à unidade de saúde acompanhada da avó devido a mordedura de cão. Foi mordida na mão, perna e planta do pé enquanto tentava fugir do cão do vizinho que havia pulado o muro. O vizinho ajudou a socorrer a criança e orientou a avó a procurar atendimento para demais condutas e informou que o cão não está doente.


Assinale a alternativa que apresenta a MELHOR conduta considerando o caso clínico descrito.

Na unidade hospitalar de pediatria, foi internada uma criança de 9 meses, solicitado punção venosa e administração de medicamentos prescritos. Considerando a idade da criança, o cateter flexível intravenoso indicado é o de número:
Sobre aleitamento materno, associe as colunas e assinale a alternativa com a sequência CORRETA.

I. Aleitamento materno exclusivo.
II. Aleitamento materno predominante.
III. Aleitamento materno.
IV. Aleitamento materno complementado.
V. Aleitamento materno misto ou parcial.


a. Quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado.
b. Quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de outros alimentos.
c. Quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água.
d. Quando a criança recebe, além do leite materno, alimentos complementares, que são alimentos sólidos ou semisólidos que complementam o leite materno.
e. Quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.
O crescimento infantil é um processo dinâmico e contínuo, expresso pelo aumento do tamanho corporal, constituindo-se em um dos indicadores de saúde da criança.
PORQUE
O processo de crescimento infantil é influenciado exclusivamente por fatores extrínsecos, entre os quais se destacam a alimentação, a higiene, a habitação e os cuidados gerais com a criança, que atuam acelerando ou restringindo tal processo.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
A violência contra crianças e adolescentes é um problema alarmante que pode ser identificado por sinais físicos, comportamentais ou sociais. Cabe ao Agente Comunitário de Saúde estar atento a esses sinais para orientar as famílias e encaminhar os casos às autoridades competentes. Neste contexto, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um indicativo de suspeita de violência contra crianças e adolescentes.