Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Um cuidado importante a ser tomado na sala de parto consiste em manter as vias aéreas superiores desobstruídas. Assim, deve-se posicionar o recém-nascido em decúbito dorsal, com o pescoço ligeiramente estendido para proceder à aspiração. Deve-se tomar cuidado de não estender ou fletir demais o pescoço do bebê, uma vez que essas posições podem diminuir a entrada de ar para os pulmões. Quando houver grande quantidade de secreção na boca, deve-se lateralizar a cabeça, acumulando a secreção na lateral desta, o que facilita a remoção. Devem ser aspirados primeiro a boca, e depois o nariz. Este cuidado garante que não haja nenhuma secreção nas vias aéreas, caso o recém-nascido inspire durante a aspiração do nariz. II. O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal) em mulheres, provocando verrugas, câncer, inflação dos alvéolos e redução da resistência óssea. A infecção pelo HPV constitui uma infecção sexualmente transmissível, e, portanto, possui maiores chances de infectar idosos ou pessoas com doenças autoimunes.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A oxigenoterapia é um conjunto de métodos de terapia respiratória, com equipamentos que concentram o oxigênio e enviam as vias respiratórias do usuário através de uma pressão superior à encontrada na atmosfera ambiental. A prescrição de oxigenoterapia serve para auxiliar em quadros de doenças respiratórias que causam deficiência de oxigênio ou hipóxia, como pneumonia, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, alopecia areata, fibrose pulmonar ou displasia bronco pulmonar. II. No contexto do planejamento familiar, a decisão sobre o método anticoncepcional a ser usado deve considerar apenas a escolha da mulher, independentemente da opinião do parceiro, das características dos métodos ou de quaisquer fatores individuais ou situacionais relacionados aos usuários do método. III. A gonorreia é uma doença sexualmente transmissível, proveniente da bactéria Neisseria gonorrhoeae, que afeta homens e mulheres em idade adulta através do contato sexual vaginal, anal ou oral sem o uso de preservativos, assim como através de gotículas de saliva. Os sintomas aparecem entre doze e dezoito meses após a relação sexual desprotegida.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Artigos semicríticos são aqueles que entram em contato com mucosa e pele não íntegra do paciente, ou com mucosas íntegras, e exigem desinfecção de médio ou alto nível ou esterilização. O risco potencial de transmissão de infecção é intermediário, porque as membranas apresentam certa resistência à entrada de esporos. Alguns deles necessitam de desinfecção de alto nível e outros de desinfecção de nível intermediário realizada com hipoclorito de sódio a 1% por 30 minutos. II. A herpes é uma infecção comum sexualmente transmissível, caracterizada por dor e feridas genitais, nos membros inferiores e nos olhos, podendo afetar tanto homens como mulheres. Dor, coceira e pequenas feridas nos olhos e aparelho auditivo podem ocorrer no primeiro momento, evoluindo para úlceras e crostas em até três semanas. Após a infecção inicial, a herpes genital permanece inativa no corpo e os sintomas podem reaparecer anos depois. Atualmente, não existem medicamentos que permitam controlar os surtos. III. Durante a reanimação cardiopulmonar, as ventilações são administradas alternadamente às compressões torácicas, em uma frequência de 30 compressões torácicas para duas ventilações, com cada ventilação durando em torno de 1 segundo. O dispositivo bolsa-válvula-máscara deve ser conectado a uma fonte de oxigênio, de modo a possibilitar a oferta de oxigênio a 100%, mantendo seu reservatório expandido. A máscara deve cobrir a cavidade nasal e oral, de modo a evitar escape de oxigênio.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Recomenda-se que a criança seja amamentada sem restrições de horários e de tempo de permanência na mama. É o que se chama de amamentação em livre demanda. Nos primeiros meses, é normal que a criança mame com frequência e sem horários regulares. O tempo de permanência na mama em cada mamada não deve ser fixado. O mais importante é que a mãe dê tempo suficiente à criança para ela esvaziar adequadamente a mama. Dessa maneira, a criança recebe o leite do final da mamada, que é mais calórico, promovendo a sua saciedade e, consequentemente, maior espaçamento entre as mamadas. O esvaziamento das mamas é importante também para o ganho adequado de peso do bebê e para a manutenção da produção de leite suficiente para atender às demandas do bebê. II. A vigilância em saúde é responsável por ações de vigilância, de prevenção e de controle de doenças transmissíveis. É responsável, também, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, de saúde ambiental, de acompanhamento meteorológico para a produção agrícola e de ações de saúde do trabalhador. Inclui-se no escopo da vigilância em saúde, também, a análise de situação de saúde da população brasileira. III. Para calcular o volume de solução cristaloide a ser utilizada na hidratação venosa do paciente queimado, utiliza-se a fórmula de Parkland (2 a 4ml/kg/% superfície corporal queimada para crianças e adultos). A inserção de 50% do volume calculado da infusão deverá ser realizada nas primeiras 8 horas e os 50% restantes nas 16 horas seguintes, considerando as horas a partir do horário da queimadura.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Nas salas de imunização, na Instância Local, os imunobiológicos são conservados em temperatura positiva (+2ºC a +8ºC) em equipamentos exclusivos para imunobiológicos e os freezers são utilizados no armazenamento exclusivo de bobinas reutilizáveis que serão organizadas nas caixas térmicas durante o transporte, as rotinas diárias, as campanhas, a intensificação e as atividades extramuros. II. As consultas de pré-natal poderão ser realizadas na unidade de saúde ou durante visitas domiciliares. O calendário de atendimento durante o pré-natal deve ser programado em função dos períodos gestacionais que determinam maior risco materno e perinatal. O total de consultas deverá ser de, no mínimo,6 (seis), com acompanhamento intercalado entre médico e enfermeiro. Sempre que possível, as consultas devem ser realizadas conforme o seguinte cronograma: até a 28ª semana – mensalmente; da 28ª até a 36ª semana – quinzenalmente; da 36ª até a 41ª semana – semanalmente.
Marque a alternativa CORRETA: