Filtrar


Questões por página:
A eliminação da sífilis congênita é objetivo brasileiro há décadas. Apesar dos avanços, a complexidade dos fatores que interferem na cadeia de transmissão permanece enquanto desafio para os serviços de saúde. Nesse aspecto, o Ministério da Saúde (2015) lançou o Caderno de Boas Práticas, que compreende ações exitosas desenvolvidas em vários estados da federação. Dentre essas ações destaca-se a seguinte:
Nas primeiras 24 horas de vida, os recém-nascidos eliminam o mecônio (que é verde bem escuro, quase preto e grudento, parecendo graxa), depois as fezes se tornam esverdeadas e, posteriormente, amareladas e pastosas.
Em relação a cólicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em geral, começam no fim da terceira semana de vida e vão até o fim do terceiro mês.
( ) O bebê chora e se contorce, ocorre a piora da cólica quando volta a sugar o peito.
( ) Não se deve usar medicamentos sem orientação da equipe de saúde, pois podem ser perigosos para o bebê, por conter substâncias que podem causar sonolência.
( ) É necessário fazer compressas secas e mornas; aconchegar o bebê no colo da mãe também pode ajudar a acalmar a dor. A sequência está correta em
O peso ao nascer pode ser um indicativo de algum problema de saúde durante a gestação. Têm maiores riscos de apresentar problemas, crianças que nascem com menos de
Para ampliar a captação precoce das gestantes, o Ministério da Saúde, por intermédio da Rede Cegonha, incluiu o teste rápido de gravidez nos exames de rotina do pré-natal, que pode ser realizado pelas unidades básicas de saúde. Dessa forma, toda mulher com história de atraso menstrual deverá ser orientada pela equipe de saúde a realizar o teste imunológico de gravidez (TIG), quando o atraso for maior que:
O enfermeiro obstetra necessita detectar precocemente quaisquer alterações clínicas durante a assistência de Enfermagem, como na fase pós-parto, em que a hemorragia é caracterizada pela perda de sangue superior a 500 ml. Neste caso, o enfermeiro deve atentar para as três principais causas de sangramento puerperal, que são: