Filtrar


Questões por página:
Embora tenhamos observado uma ampliação na cobertura do acompanhamento pré-natal no Brasil, contraditoriamente mantém-se elevada a incidência de Sífilis Congênita, assim como da hipertensão arterial sistêmica, que é a causa mais frequente de morbimortalidade materna e perinatal no nosso país. Tais dados demonstram comprometimento da qualidade dos cuidados pré-natais. A enfermagem tem um importante papel na atuação no ciclo gravídico-puerperal, sendo correto afirmar que:
O exame Papanicolau é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero que possam predizer a presença de lesões precursoras do câncer ou o próprio câncer. É a principal estratégia para detectar lesões precocemente. O rastreamento é uma tecnologia da atenção primária, e os profissionais atuantes nesse nível de atenção devem conhecer o método, a periodicidade e a população-alvo recomendados, sabendo ainda orientar e encaminhar para tratamento as mulheres de acordo com os resultados dos exames e garantir seu seguimento. Sobre o exame, é correto afirmar que:
“É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior”. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que se refere ao conceito apresentado.
O descolamento prematuro de placenta (DPP) é a separação precoce da placenta antes da expulsão do feto e é tido como um dos eventos mais sérios na assistência em obstetrícia. Os sintomas do DPP são:
Uma gestante de 31 anos,28 semanas de gestação, apresenta cerca de 90 lesões de pele.
De acordo com o escore de gravidade preconizado pela OMS, ela é classificada como um caso de varíola dos macacos (monkeypox)