Filtrar


Questões por página:

Renata,30 anos,28 semanas de gestação, deu entrada no pronto atendimento com relato de crise convulsiva recente, sendo encaminhada para avaliação pela enfermeira da classificação de risco. A paciente mostrou-se responsiva, porém, com certa confusão mental, PA = 140x90 mmHg, cefaleia, alterações visuais e TAx = 40°C. D


Diante dessa avaliação e com base no protocolo de classificação de risco para esse tipo de atendimento, a paciente deve receber a seguinte classificação:

Ao iniciar o pré-natal, uma gestante teve prescrição de suplementação de ferro e ácido fólico, a ocorrer durante toda a gestação.


Essa é uma recomendação do Ministério da Saúde como parte do cuidado no pré-natal, que tem como um dos objetivos:

Para responder à questão, considere o relato a seguir.


O enfermeiro observou que O.O.,32 anos, sexo feminino, casada, procurava o ambulatório com frequência, em busca de medicação para alívio de cólicas menstruais. Ao conversar com a funcionária, foi informado que, após a suspensão do uso de anticoncepcional oral, seus ciclos menstruais passaram a ter a duração de 25 dias e que suas menstruações, com duração de 6 a 8 dias, vinham acompanhadas por cólicas intensas, que algumas vezes a levavam a faltar ao serviço. Relatou ainda que sentia desconforto e, eventualmente, dores na região pélvica. O.O. mostrou-se preocupada, porque, apesar de ter suspendido o uso de anticoncepcionais há cerca de um ano, ainda não havia conseguido engravidar, mas não havia procurado o médico, pois achava isso natural.


Frente a essa situação, o enfermeiro deve

Face a uma realidade global de índices elevados de infecções transmissíveis por via sexual (IST), torna-se fundamental que os profissionais de saúde aproveitem todas as oportunidades para orientar sobre a importância de se pensar em opção contraceptiva que proporcione uma dupla proteção exemplificada pelo uso combinado
As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)