Filtrar


Questões por página:
Considerando que no Brasil, o câncer de colo do útero configura a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer, analise as afirmativas a seguir.
I. O câncer do colo do útero é causado por certos tipos de Papilomavírus Humano (HPV). II. A doença é de evolução rápida e com facilidade de detecção das alterações no colo do útero. III. A única medida de prevenção da doença é o rastreamento através do exame citopatológico conhecido como Papanicolau. IV. O fator de risco mais importante para o desenvolvimento deste câncer é a idade da mulher, sendo mais prevalente após os 50 anos.
Está correto o que se afirma apenas em
No acompanhamento de pré-natal de baixo risco, o enfermeiro realiza o exame obstétrico, devendo respeitar a idade gestacional adequada para a realização dos procedimentos que o compõe, como é o caso da
S. M.,31 anos de idade, secundigesta, tem registro de macrossomia fetal em gestação anterior. Essa condição indica, entre outras ações,
K. M.,31 anos de idade, gestante com idade gestacional de 30 semanas, portadora de hepatite B, comparece à Unidade Básica de Saúde para consulta de pré-natal, e, entre outras ações, recebe informações referentes ao aleitamento materno. De acordo com o Ministério da Saúde, nessa condição, o aleitamento materno
A sífilis congênita continua sendo um grave problema de saúde pública mundial, e as ações para a sua prevenção envolvem o controle da sífilis na comunidade e em gestantes durante o pré-natal. A Oragnização Mundial de Saúde estima que a ocorrência de sífilis complique um milhão de gestações por ano em todo o mundo. Esse quantitativo pode ser atribuído, em parte à elevação nos números de testagem mas também à diminuição do uso de preservativos, à redução na administração de penicilina na Atenção Primária `à Saúde (APS) e ao desabastecimento mundial de penicilina, entre outros.


Considerando os atuais conhecimentos científicos e recomendações dos protocolos da APS do Brasil, leia as afirmativas abaixo:


I. O tratamento da sífilis em gestante deve ser iniciado o mais precocemente possível, e considera-se tratamento adequado para sífilis durante a gestação quando é feito com benzilpenicilina benzatina e iniciado até 60 dias antes do parto.


II. A benzilpenicilina é a única opção segura e eficaz para o tratamento adequado em gestantes, e qualquer outro tratamento realizado durante a gestação é considerado tratamento inadequado da mãe, resultando na notificação do recém-nascido como sífilis congênita e requerendo avaliação clínica, laboratorial e tratamento.


III. A recomendação é que as doses sejam aplicadas, idealmente, a cada 7(sete) dias. Caso alguma dose seja perdida ou o intervalo entre elas seja maior que sete dias, o esquema terapêutico deve ser reiniciado.


IV. O monitoramento do tratamento da sífilis deve ser realizado com teste treponêmico e, sempre que possível, com o mesmo método diagnóstico. Se o diagnóstico for realizado com RPR (Antígeno Sorológico), manter seguimento com RPR.


Está CORRETO o que se afirma apenas em