Filtrar


Questões por página:
DPMC de 75 anos faz uso regular de várias medicações diariamente. As drogas são usadas para tratar dores articulares, hipertensão arterial, diabete melito, constipação intestinal e insônia. O paciente relata que iniciou, há aproximadamente uma semana, dificuldade para dormir e aumentou por conta própria o benzodiazepínico usado para a insônia. Há quatro dias, seus filhos notaram que ele mudou bruscamente o comportamento, se tornando agressivo, e alternava períodos de apatia, despindo-se na frente dos familiares, falando palavras de baixo calão e recusando alimentação. Os familiares resolveram suspender a medicação e levaram o paciente ao médico de família. Na consulta, o paciente já estava bem melhor, praticamente voltando ao seu comportamento usual. Diante desse quadro, o diagnóstico inicial mais provável, dentre os abaixo relacionados, é:
Constituem cuidados de enfermagem ao paciente portador de mal de Parkinson, EXCETO:

Com referência à assistência de enfermagem na saúde mental, julgue o seguinte item.

O avanço nas descobertas nos campos da neuroquímica e da psicofarmacologia tem suscitado questionamentos sobre a eficácia e a efetividade de psicoterapias na saúde mental, a exemplo da psicoterapia de orientação psicanalítica e da psicanálise.

Com referência à assistência de enfermagem na saúde mental, julgue o seguinte item.

A atuação do enfermeiro como terapeuta deve se pautar na intervenção de problemas emocionais de natureza crônica para os quais a psicoterapia de orientação psicanalítica mostra-se eficiente.

Com referência à assistência de enfermagem na saúde mental, julgue o seguinte item.

Entre as abordagens que a assistência de enfermagem em saúde mental pode adotar incluem-se estimular o paciente a conviver com pessoas em diferentes contextos (interpessoal, familiar, social, profissional) e estimular o desenvolvimento de sua capacidade de entrar em contato com as próprias emoções e de tolerar as inevitáveis frustrações e dificuldades que a vida lhe apresenta.