Filtrar


Questões por página:
O Setembro Amarelo é a campanha de prevenção ao suicídio organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina. Sobre o suicídio:

I. Dentre os fatores de risco associados ao comportamento suicida, quanto aos aspectos sociais, encontra-se o gênero feminino, a idade de 30 a 60 anos, o convívio social e ter filhos. II. A tentativa de suicídio compõe a Lista Nacional de Notificação Compulsória e deve ser notificada imediatamente em até 24 horas, a partir do conhecimento da ocorrência. III. A posvenção do suicídio inclui as habilidades e estratégias para cuidar de si mesmo, ou ajudar outra pessoa a se curar, após a experiência de pensamentos suicidas, tentativas ou morte. IV. Na avaliação de risco de um indivíduo que teve alguns pensamentos suicidas, mas não fez nenhum plano, considera-se o risco médio. Na situação de risco médio, a conduta é providenciar uma ambulância e encaminhar a pessoa a um pronto- -socorro psiquiátrico, de preferência.

Está correto o que consta em

Mulher de 22 anos, com diagnóstico de miastenia gravis (MG) faz uso de 90 mg de piridostigmina a cada 4 horas e prednisona 40 mg/dia com um bom controle de sua doença. Desenvolve sintomas de fraqueza muscular e insuficiência respiratória aguda após alguns dias de sulfametoxazol/trimetropim, para tratamento de infecção urinária. Diagnosticado crise miastênica.

Em relação ao tratamento da paciente em questão, além de trocar o antibiótico para infecção urinária, devemos imediatamente

A causa mais comum de acidente vascular encefálico cardio-embólico é
A doença de Parkinson é uma moléstia degenerativa do sistema nervoso, que afeta cerca de 1 % dos indivíduos acima de 60 anos e as suas principais manifestações são
Na atenção à saúde do adolescente, o enfermeiro deve saber identificar aqueles que apresentam risco e vulnerabilidade para o consumo de substâncias psicoativas e seus efeitos. As características principais de certas drogas são:
I - Leva mais rapidamente a uso compulsivo. Ao iniciar o uso, o adolescente tem a sensação de aumento da atividade mental e melhoria do relacionamento social. II - De acesso fácil, seu uso inicia-se mais freqüentemente na pré- adolescência. Pode provocar dano nas vias respiratórias e alvéolos. III - Substância alucinógena, provoca percepção distorcida de sons e imagens.O uso repetido pode gerar pânico e delírio. IV - Provoca alteração da percepção. Seu uso frequente pode levar a perda de motivação com queda de rendimento escolar, isolamento e mudanças de ânimo.
Tais características correspondem respectivamente a: