Filtrar
92 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 19
Questões por página:
I- O trabalhador é sujeito das ações, participando das avaliações e das mudanças nos processos de organização do trabalho.
II- A epidemiologia volta-se para questões sanitárias que afetam de forma homogênea os trabalhadores, aumentando a prática de análises individuais.
III- Os agravos são determinados, principalmente, por macrocondicionantes sociais externos ao trabalho, que conformam as características do funcionamento do ambiente de trabalho.
Analisados os itens, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre Perícia em Saúde para Avaliação da Capacidade Laborativa, analise os itens a seguir:
I- É a expressão utilizada para habilitar o examinado a desempenhar as atividades inerentes ao cargo ou função autárquica. O indivíduo é considerado capaz para exercer uma determinada atividade ou ocupação quando reúne as condições morfopsicofisiológicas compatíveis com o seu pleno desempenho.
II- Considera-se como parcial o grau de incapacidade laborativa que permite o desempenho das atribuições do cargo ou função autárquica, sem risco de vida ou agravamento.
III- Considera-se invalidez quando o desempenho das atividades acarreta risco à vida do servidor, mas não de terceiros, o agravamento da sua doença, excetuando-se quando a produtividade do servidor não atender ao mínimo exigido para as atribuições do cargo ou função autárquica.
Ao analisar os itens, assinale a alternativa CORRETA.
Leia os itens abaixo que tratam sobre Periculosidade no Trabalho:
I- São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a: I - inflamáveis, explosivos ou energia elétrica; II - roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.
II- São também consideradas perigosas as atividades de trabalhador em motocicleta.
III- É facultado apenas ao Ministério do Trabalho a realização de perícia em estabelecimento ou setor deste, com o objetivo de caracterizar e classificar ou delimitar as atividades perigosas, sendo proibido requerimento por parte da empresa ou do sindicato da categoria profissional.
Ao analisar os itens, assinale a alternativa CORRETA.
Analise os itens que tratam sobre Agentes e/ou Fatores de Risco com respectivas Doenças Relacionadas ao Trabalho:
I- Exposição a Radiações ionizantes por rádio-222 e produtos de seu decaimento em atividades de trabalho podem ocasionar especificamente Linfoma não-Hodgkin difuso.
II- Exposição a Radiações ionizantes por radônio em atividades de trabalho podem ocasionar Neoplasia maligna dos brônquios e dos pulmões.
III- Radiações não ionizantes (infravermelha) em atividades de trabalho podem ocasionar Melanoma maligno da pele.
De acordo com a análise, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre a saúde ocupacional e ambiental, analise os itens:
I- O ambiente de vida e trabalho influencia fortemente a ocorrência de doenças e de agravos à saúde.
II- Na saúde ocupacional, as lesões físicas dependem fortemente de fatores presentes no ambiente de trabalho ou de moradia, mas são pouco influenciadas por fatores comportamentais.
III- Muitos fatores ambientais produzem efeitos apenas após um longo período de exposição. Isso acontece com produtos químicos que se acumulam no organismo (por exemplo, cádmio) e outros agentes que tenham efeito cumulativo (por exemplo, radiação ou ruído).
De acordo com a análise, assinale a alternativa CORRETA.