Filtrar


Questões por página:
Considerando os exames admissionais, o exame clínico deve:
Acerca das principais dificuldades para o estabelecimento do nexo ou da relação trabalho-doença, julgue as sentenças em (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO. ( ) Ausência ou imprecisão na identificação de fatores de risco e/ou situações a que o trabalhador está ou esteve exposto e que são potencialmente lesivas para a sua saúde. ( ) Ausência ou imprecisão na caracterização do potencial de risco da exposição. ( ) Conhecimento insuficiente quanto aos efeitos para a saúde associados com a exposição em questão. ( ) Desconhecimento ou não-valorização de aspectos da história de exposição e da clínica, já descritos como associados ou sugestivos de doença ocupacional ou relacionada ao trabalho. ( ) Necessidade de métodos propedêuticos e abordagens por equipes multiprofissionais, nem sempre disponíveis nos serviços de saúde. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
No mundo contemporâneo estima-se que um terço das profissões tem a voz como ferramenta básica de trabalho. Assim, grande parte da força de trabalho é composta por trabalhadores que utilizam a comunicação no seu processo de trabalho. Como consequência do crescimento do número de trabalhadores e trabalhadoras que utiliza a voz, pode ser esperada maior ocorrência de agravos relacionados à voz. A ocorrência desses agravos é particularmente importante para instituições de ensino.
Com relação aos Distúrbios de Voz Relacionados ao Trabalho (DVRT), é CORRETO afirmar que
O Relatório Mundial de Saúde Mental da OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgado em junho de 2022, apontou a piora dos transtornos mentais em todo o mundo, com aumento superior a 25% dos novos casos de depressão e ansiedade. Apenas no primeiro ano da pandemia de Covid-19,53 milhões de pessoas desenvolveram depressão; outros 76 milhões tiveram ansiedade — totalizando 129 milhões e altas de 28% e 26% da incidência, respectivamente. Atualmente, existem evidências de relação entre fatores de risco ocupacional e doenças psiquiátricas.
Com relação à depressão em meio ocupacional, é CORRETO afirmar que
A exposição a alguns agentes e fatores de risco podem desencadear doenças relacionadas ao trabalho. O Ministério da Saúde, no uso de suas atribuições, revisa de forma periódica a listagem oficial de doenças originadas no processo de trabalho. De acordo com a Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (Portaria nº 2.309/2020), são consideradas doenças casualmente relacionadas à exposição ao asbesto, EXCETO: