Filtrar


Questões por página:
No dia 14 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Pecuária no Brasil — essa que é hoje uma das principais atividades econômicas no país. Com mais de 200 milhões de cabeças de gado, a pecuária contribui com mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Considerando o processo digestivo normal dos ruminantes, em que a fermentação do material vegetal ingerido no rúmen constitui um processo anaeróbico realizado pela população microbiana ruminal, os carboidratos celulósicos são convertidos em ácidos graxos de cadeia curta (ácido acético, ácido propiônico e, especialmente, ácido butírico), que são utilizados pelo animal como fonte primária de energia. Para obter energia para o trabalho, as bactérias encontradas no rúmen do animal usam hidrogênio (H2) para reduzir o dióxido de carbono (CO2). Todo esse processo metabólico gera um dos principais problemas ambientais associados à pecuária, que é:
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cada unidade monetária investida em obras de saneamento, faz com que se economize em até cinco unidades monetárias com o tratamento de doenças que tenham origem na falta de um sistema apropriado de tratamento de esgoto.
Acerca dos Sistemas de Tratamento de Esgoto, marque a alternativa ERRADA.

Assinale a alternativa que apresenta qual é a doença causada por bactérias presentes na urina de roedores e outros animais, que penetram no nosso corpo pela pele, facilitado pela presença de esgoto a céu aberto, enchentes, falta de água encanada e demais problemas relacionados a falta de saneamento básico.
Endemia é uma doença infecciosa que ocorre em um dado território, e que permanece provocando novos casos frequentemente. Já epidemia é o grande número de casos de uma doença num curto espaço de tempo. Com essas informações e seu conhecimento, assinale a alternativa que correlacione corretamente as duas colunas de informações a seguir.

Imagem associada para resolução da questão
Há uma classificação dos agentes patogênicos selvagens que leva em consideração diversos fatores. As classificações existentes (OMS, CEE, CDC-NIH) são bastante similares, dividindo os agentes em quatro classes. Analise as frases a seguir e assinale a alternativa que apresenta fatores determinantes para enquadramento do agente nas classificações de risco.
A. Poder Patogênico. B. Resistência ao meio ambiente. C. Modo de contaminação. D. Possibilidade de tratamento.