Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa CORRETA considerando o que consta na Portaria n° 204, de 17 de fevereiro de 2016, a qual define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, nos termos do anexo, e dá outras providências.
A Portaria n° 204, de 17 de fevereiro de 2016, definiu a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional. Essas doenças, agravos e eventos de saúde pública são classificados como de notificação compulsória imediata e de notificação semanal. Após a publicação desta portaria, outras portarias determinaram alterações na lista. Considerando a versão mais atual da lista presente na Portaria n° 217, de 1° de março de 2023, assinale a alternativa que apresenta uma doença, agravo ou evento de saúde pública de notificação imediata.
Os Sistemas de Informação da Saúde (SIS) são constituídos por uma estrutura que permite realizar a transformação de dados em informação, em que envolve os profissionais nos processos de seleção, coleta, classificação, armazenamento, análise, divulgação e recuperação de dados. Um desses sistemas, foi implantado oficialmente a partir de 1990, com o objetivo de coletar dados sobre os nascimentos ocorridos em todo o território nacional e fornecer informações sobre natalidade para todos os níveis do Sistema de Saúde. Estamos falando do(a):
A Notificação Compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública. Essas doenças são classificadas pelo Ministério da Saúde (MS) com sua periodicidade de notificação e a que órgão responder. No caso de doenças que deverão ser notificadas no prazo de até 24 horas para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), podemos citar como exemplos:
A prevalência de sobrepeso e obesidade infantil está aumentando em todo o mundo, com reflexos em curto e longo prazos na saúde pública. Sobre este assunto, analise as afirmativas a seguir.
I. A aterosclerose e a hipertensão arterial são processos patológicos iniciados na infância e, entre os fatores de risco para doenças e agravos não transmissíveis, estão os hábitos alimentares desregrados e a falta de atividade física. II. No desenvolvimento da criança, são considerados fatores de risco para a obesidade o sobrepeso ou obesidade dos pais. III. A obesidade materna, mesmo antes da gestação, não se correlaciona ao índice de massa corpórea da criança em qualquer faixa etária. IV. No desenvolvimento da criança, são considerados fatores de risco para a obesidade a inatividade física, indiretamente avaliada pelo número de horas em que a criança assiste à televisão. Deve ser encorajado que se reduza a 2 horas/dia o tempo com atividades sedentárias, como videogames, computador e televisão.
Estão corretas as afirmativas: