Filtrar


Questões por página:
A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária. Sobre a Política Nacional de Atenção Básica, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, ocorrida em Alma-Ata (URSS), em 12 de setembro de 1978, expressou a necessidade de ação urgente de todos os governos e reafirmou, enfaticamente, que a saúde é:

I - Estado de completo bem-estar físico.
II - Estado de completo bem-estar mental.
III - Estado de completo bem-estar social.
IV - Ausência de doença ou enfermidade.

Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns):
Considerando um indivíduo que teve contato com caso suspeito ou confirmado de sarampo ou rubéola, no seu período de transmissibilidade, assinale a alternativa CORRETA.
Existe uma associação inversa, que não é somente de ordem estatística, entre capacidade econômica e probabilidade de adquirir doença. Essa percepção não é recente. Os trabalhos de Villerme (1840), Virchow (1849) e Chadwick (1842) já apontavam diferenças consideráveis entre grupos sociais em termos de morbidade e mortalidade (ROUQUAYROL; SILVA,2018).
Sobre as taxas de mortalidade e a saúde infantil, é INCORRETO afirmar:
O tabagismo é considerado uma doença pela a 10ª Classificação Internacional de Doenças (CID10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substâncias psicoativas. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. O diagnóstico de dependência da nicotina é clínico e deve ser feito por meio de avaliação procedida pelo profissional da saúde que atende o usuário de tabaco, não são utilizados exames físicos, laboratoriais ou de imagem para este fim. II. Para complementar a avaliação clínica pode ser utilizado teste para avaliar o grau de dependência da nicotina como, por exemplo, o Teste de Fagerström. III. O tratamento do tabagismo se divide em não medicamentoso, medicamentoso e medidas auxiliares, podendo estar associados. IV. A nicotina é absorvida pelas células do tecido adiposo permanecendo ali por muito tempo, por isso as recaídas são comuns. Neste caso, os profissionais de saúde devem estar atentos e oferecer uma abordagem acolhedora.