Filtrar


Questões por página:

O governo de Roraima declarou que o estado já vive um surto de sarampo – doença erradicada no Brasil em 2015 e que volta agora com os estrangeiros que afluem ao estado, segundo as autoridades. Há dez casos confirmados, quarenta sendo estudados e duas mortes. Cerca de dois mil refugiados foram vacinados nas ruas e abrigos.

Governo de Roraima já admite surto de sarampo. IstoÉ, n.2516,14 mar.2018, p.17. Adaptado.


Em Roraima, a maior parte dos estrangeiros atingidos por esse surto de sarampo são refugiados provenientes do seguinte país:

Considere o texto sobre a vacinação contra a Covid-19 no Brasil.

O Brasil atingiu a marca de mais de 300 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas desde o início da campanha de vacinação, informou hoje (19 de novembro) o Ministério da Saúde (MS). Até o momento, 157,6 milhões de pessoas receberam a primeira dose e 129,8 milhões tomaram as duas doses ou a dose única da vacina, o que representa que 73,3% da população- -alvo completou o ciclo vacinal.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 20 nov.2021. Adaptado.

Com o objetivo de fortalecer a imunização da população contra a Covid-19, o governo liberou, em novembro de 2021, a terceira dose ou dose de reforço para o seguinte segmento:
Desde que surgiu em Wuhan na China no final de 2019, a pandemia da COVID-19, causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, mobilizou a comunidade científica em todo o mundo na busca por uma vacina eficaz e segura. No momento existe uma grande quantidade de vacinas em desenvolvimento registradas e algumas em fases já avançadas dos testes. No Brasil atualmente quatro vacinas têm autorização para realizar testes. A respeito do tema, considere as seguintes afirmações:
I. O Brasil confirmou participação na Covax Facility, programa coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para impulsionar o desenvolvimento e garantir a compra de vacinas contra a Covid-19. II. A vacina de Oxford está sendo produzida e testada no Brasil em parceria com a Fiocruz. III. Em meio às vacinas testadas no Brasil, a vacina chinesa é a que deve demorar mais tempo para chegar à população por estar na fase mais atrasada dos testes.
Está(ão) CORRETA(S):
Em fevereiro deste ano (2019) a mídia brasileira repercutiu uma notícia da agência EFE dando conta de novo surto de uma doença hemorrágica aguda que já havia vitimado mais de uma centena de pessoas em 18 estados da Nigéria, em 2018. A doença endêmica, transmitida normalmente por roedores, tem um período de incubação entre 6 e 21 dias. Os sintomas são: dores de cabeça, náuseas, vômitos e diarreia. Segundo o noticiário, os profissionais de saúde são os mais expostos à doença, sobretudo nos centros onde as medidas de prevenção de contágio não são respeitadas com rigor.
(http://bit.ly/2MBVitK. Adaptado)
A notícia foi pautada sobre
Em novembro de 2018, em uma reunião na embaixada cubana, em Brasília, foi comunicado que o governo de Cuba interromperia a cooperação técnica que viabilizava o trabalho de seus médicos em território brasileiro no Programa Mais Médicos. (bit.ly/2HzXKwu. Adaptado)
A entidade responsável pela vinda de médicos de Cuba para o Brasil era