Filtrar
12 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 3
Questões por página:
SOARES, Antonio Mateus de Carvalho. Revista de C. Humanas, Viçosa, v.14, n.1, p.75-190, jan./jun.2014.
A partir do texto apresentado, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos seguintes itens:
( ) A ausência de serviços essenciais às populações é responsável pela precarização da vida cotidiana nos bairros pobres das cidades, o que favorece o crescimento da violência e da criminalidade nessas regiões.
( ) Violência é um fenômeno social que se origina da falta de controle e de repressão do Estado sobre parcela da população que não reconhece a autoridade do Estado no estabelecimento da ordem.
( ) Ao não promover, por meio de políticas públicas, a inclusão social de populações moradoras das periferias urbanas do País, o próprio Estado passa a ser um dos fatores principais na produção da criminalidade e da violência.
( ) A promoção de empregos é considerada como a saída para superação da criminalidade e da violência na sociedade contemporânea, caminho pelo qual o Estado deve atuar com exclusividade.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
SIMMEL, Georg. Questões fundamentais de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores,2006.
Considerando as reflexões de Georg Simmel sobre a organização e estruturação social, avalie as seguintes afirmações:
I. A sociedade é produto das interações sociais dos indivíduos ao estabelecerem relações de interdependência mútua e, com isto, criam formas de sociação nas quais residem os conteúdos da vida social.
II. Unidade da sociedade é um estágio de interações sociais concebidas em seu devir harmonioso no qual as relações de conflito são mitigadas e deslocadas à condição de interesses consensuais sem os quais a sociação não se configura.
III. Sociedade constitui um círculo de indivíduos que estão, de uma maneira determinada, vinculados uns aos outros por efeito das relações mútuas, e que por isso podem ser caracterizados como uma unidade.
É correto o que se afirma em
Em relação ao pensamento de DaMatta, assinale a alternativa correta.
“Ultimamente a coisa se tornou mais complexa porque as instituições tradicionais estão perdendo todo o seu poder de controle e de doutrina. A escola não ensina, a igreja não catequiza, os partidos não politizam. O que opera é um monstruoso sistema de comunicação de massa, impondo padrões de consumo inatingíveis e desejos inalcançáveis, aprofundando mais a marginalidade dessas populações.” (Darcy Ribeiro,1995).
Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
A ideia de território ganha centralidade na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seja através da autonomia outorgada aos referenciais curriculares de cada município, estado ou do Distrito Federal, seja considerando a diversidade das juventudes e a própria experiência do estudante nas diferentes regiões e contextos. No contexto educacional, o conceito de territorialidade designa identidades, sentidos e sentimentos de pertencimento a determinado lugar ou situação social, considerando, desse modo, a concepção humana integral, cognitiva e socioemocional.
Adaptado de IGNEZ, M. Integração curricular: o que, por que e como? In https://nossoensinomedio.org.br/
As afirmativas a seguir identificam corretamente a importância da referência da territorialidade para a proposta curricular do Novo Ensino Médio, à exceção de uma. Assinale-a.