Questões de Concurso
Filtrar
82 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 17
Questões por página:
Assinale a alternativa correta:
Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre o processo de modernização da América Latina no decorrer da Segunda Guerra Mundial.
( ) O desenvolvimento industrial foi bastante superficial e a urbanização derivou da fuga de camponeses da fuga das condições miseráveis da vida no campo.
( ) As classes elevadas da sociedade eram constituídas por uma oligarquia proprietária de terras e uma pequena burguesia industrial e comerciante.
( ) O modelo político foi o populismo, os casos emblemáticos foram Vargas no Brasil e Peron na Argentina.
( ) Entrou em decadência no final dos anos de 1950 e levou a uma forte instabilidade, política, em muitos casos desencadeou ditaduras militares apoiadas por potências estrangeiras.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
A escassez de navios capazes de atravessar o oceano estimulou as exportações de artigos manufaturados e, ao mesmo tempo, desencorajou as suas importações. Os mercados consumidores da Argentina, do Uruguai, e de outros países sul-americanos se abriram para os brasileiros ao se fecharem as fontes habituais de suprimento de tecidos. As exportações de tecidos de algodão, em meados de 1942, só eram superadas em valor, pelo café; as carnes enlatadas e congeladas vinham em terceiro lugar.
(Warren Dean. A industrialização de São Paulo (1880-1945), s/d)
O excerto alude
Leia a seguir o trecho retirado do jornal O Estado de S. Paulo publicado no dia 8 de maio de 1945, à época da rendição da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial:
“Comemorando a paz que afinal foi conquistada, as nossas populações, pelo muito que fizeram, hão de sustentá-la, ao lado de outros povos, com todas as suas forças e inteligência, para que o sangue generoso da mocidade, derramado nas batalhas, tenha sempre a significação que hoje todos lhe reconhecemos: o fim da opressão e o começo da liberdade, cuja existência se deve a milhões de homens, mulheres e crianças sacrificadas.”
O trecho evidencia um dos fatores que contribuiu para a crise do Estado Novo, corretamente identificado como