Filtrar


Questões por página:
Alta hospitalar
Alta Hospitalar é o encerramento da assistência prestada ao paciente no hospital. O paciente recebe alta quando seu estado de saúde permitir ou quando está em condições de recuperar-se e continuar o tratamento em casa.
Disponível em: <www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/admissao-alta-transferencia-dopaciente/30235>. Acesso em: 15 maio 2018.


São procedimentos que a equipe de enfermagem deve realizar em uma alta hospitalar, dentre outros:
I. comunicar a visita domiciliar; II. entregar ao paciente a receita médica e orientá-lo devidamente; III. exigir do paciente a assinatura do termo de responsabilidade.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

Na alta hospitalar convencional, o paciente e a família serão comunicados com antecedência e lhes serão passadas todas as informações necessárias, das quais o técnico de enfermagem deverá ter conhecimento, para ajudar no que for preciso. As informações referem-se a:


I. receitas e relatório para o serviço de contrarreferência.

II. atestado médico e termo de responsabilidade da alta.

III. relatório para o serviço de contrarreferência e visita domiciliar.

IV. orientações sobre medicamentos e data do retorno para consulta.


verifica-se que está(ão) correta(s)

A restrição no leito consiste em uma técnica básica de enfermagem usada somente em último caso para limitar a movimentação física de um paciente, por meio da aplicação de medidas de contenção mecânica, com a finalidade de garantir a segurança desse paciente quando em situação de agitação e inconsciência.



O procedimento de contenção mecânica pelo técnico de enfermagem deve ser realizado, segundo a literatura, na seguinte ordem:

Protocolos e medidas de prevenção para a redução de infecção são constantemente atualizados com vista à prevenção aos riscos dos serviços de saúde e à assistência relacionada. A medida de lavagem das mãos é ressaltada pela Organização Mundial da Saúde e essencial à segurança do paciente; portanto, os profissionais devem realizá-la:


I. antes e após contato com o paciente;

II. antes da realização de procedimento asséptico;

III. após risco de exposição a fluidos corporais;

IV. após contato com as áreas próximas ao paciente.


Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

A fim de contribuir para a melhoria da prestação de serviços em saúde, qualidade da assistência e segurança do paciente, instituiu-se a Resolução – RDC nº 36, de 25 de julho de 2013 (ANVISA/Ministério da Saúde), que regulamenta como ações: I. Núcleos de Segurança do Paciente – NSP; II. Planos de Segurança do Paciente; III. Obrigatoriedade da Notificação de Eventos Adversos; IV. Processamento de Produtos para a Saúde. Dos itens, verifica-se que estão corretos apenas