Filtrar


Questões por página:
O princípio da beneficência descreve que nenhum procedimento realizado pelo profissional da saúde pode causar dano ao paciente, ao contrário, ele deverá ser realizado visando apenas ao bem-estar do indivíduo, aliviando causas dos sofrimentos. É um princípio que obriga aumentar o quanto for possível o benefício e reduzir o prejuízo ao ser humano.
De acordo com a Resolução – RDC n.36, de 25 de julho de 2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências, analise as afirmativas abaixo.

I. Esta resolução se aplica aos serviços móveis e de atenção domiciliar.
II. Para efeitos desta resolução, adota-se como definição de garantia de qualidade a aplicação sistêmica e contínua de políticas, procedimentos, condutas e recursos na identificação, análise, avaliação, comunicação e controle de riscos e eventos adversos que afetam a segurança, a saúde humana, a integridade profissional, o meio ambiente e a imagem institucional.
III. Compete ao Núcleo de Segurança do Paciente, entre outros, estabelecer barreiras para a prevenção de incidentes nos serviços de saúde.
IV. O Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde (PSP), elaborado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), deve estabelecer estratégias e ações de gestão de risco, conforme as atividades desenvolvidas pelo serviço de saúde para, entre outros, prevenção de quedas dos pacientes.

Estão corretas as afirmativas:
No que se refere à assistência de enfermagem perioperatória relacionada à segurança do paciente, assinale a alternativa incorreta.
Na Implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde, as seguintes ações são desenvolvidas, EXCETO
Como os EPIs contribuem para a segurança do profissional e do paciente: