Filtrar


Questões por página:
Atualmente, existem inúmeras escalas de avaliação para identificar o risco de lesão por pressão nos pacientes hospitalizados. A escala de Braden avalia o risco do paciente a partir da verificação de seis domínios, sendo um desses domínios:
As infecções da corrente sanguínea relacionadas a cateteres centrais estão associadas a importantes desfechos desfavoráveis em saúde. Atualmente, existem diversos critérios para definição de uma infecção primária de corrente sanguínea associada a cateter central laboratorialmente confirmada (IPCSL). Portanto, o critério para definição de IPCSL causada por agente patogênico é quando:
Segundo a legislação vigente, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) é a instância do serviço de saúde criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde. Portanto, o NSP deve ser estruturado nos serviços de saúde:
A administração de medicamentos é um processo que envolve a segurança do paciente, sendo de responsabilidade do profissional de enfermagem. Sobre a terapia infusional na administração de medicamentos, é correto adotar o procedimento
As infecções urinárias correspondem a aproximadamente 40% das infecções nosocomiais, sendo 80% delas na vigência de um cateter vesical de demora. Na terapia intensiva, a maioria das infecções urinárias estão relacionadas a esse tipo de cateterização, cuja indicação é sempre bem definida. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um fator de risco associado à bacteriúria em pacientes cateterizados.