Filtrar


Questões por página:
O Lúpus Eritematoso Sistêmico é caracterizado por vários defeitos no sistema imune por perda da autotolerância, que resultam em um processo que começa na quebra da homeostasia celular e culmina com a produção anormal de autoanticorpos, cujo aparecimento precede em anos os primeiros sintomas da doença. Analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas frases que se seguem sobre as manifestações do quadro clínico:
( ) As manifestações cutâneas são identificadas em até 70% dos casos no início da doença. ( ) Apresença de artralgia e/ou artrite é tão comum quanto o rash malar. ( ) Leucopenia, trombocitose e linfopenia são as manifestações hematológicas encontradas com mais frequência. ( ) Dentre as manifestações pulmonares, a pleurite é a mais comum.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:

Julgue o item a seguir.


A Ficha Individual de Notificação, instrumento da coleta de dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIHSUS), deve ser preenchida para cada paciente, quando da suspeita de problema de saúde de notificação compulsória ou de interesse nacional, estadual ou municipal.

Assinale a alternativa correta sobre Sarampo.
Analise as afirmações a seguir:
I. Os sinais clínicos de Esclerose Lateral Amiotrófica são fasciculações (principalmente fasciculações incontestáveis na língua), câimbras nos músculos, fadiga, fraqueza e atrofia. II. Na distrofia muscular, a progressão típica de fraqueza é simétrica do proximal para o distal, com fraqueza acentuada da musculatura pélvica e escapular, precedente à fraqueza dos músculos do tronco e dos membros. III. A Síndrome de Guillan-Barré é caracterizada por uma fraqueza ascendente, relativamente simétrica e rapidamente desenvolvida ou por uma paralisia flácida.
É CORRETO o que se afirma em:
Leia as asserções abaixo e responda:
I - A Classificação Internacional de Doenças (CID) e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) são consideradas complementares
PORQUE
II - Enquanto a CID classifica as condições de saúde relacionadas às doenças, transtornos ou lesões, a CIF descreve a funcionalidade e a incapacidade relacionadas às condições de saúde, tendo em vista as funções dos órgãos ou sistemas e estruturas do corpo, assim como as limitações de atividades e da participação social no meio ambiente onde a pessoa vive.
Acerca dessas asserções, assinale a opção CORRETA: