Questões de Concurso
Filtrar
24 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 5
Questões por página:
I. Psique:- alma ou mente. II. Pathos: paixão, sofrimento ou doença. III. Logo: deificação.
Sobre os itens acima:
⃣ As neuroses são fruto de tentativas ineficazes de lidar com conflitos e traumas inconscientes. ⃣ O que distingue a neurose da normalidade é assim a intensidade do comportamento e a incapacidade do doente de resolver os conflitos internos e externos de maneira satisfatória. ⃣ De um modo geral, o estado psicótico é permanente. ⃣ Episódios somente afetam pessoas com doença mental.
Levando-se em consideração que (V) significa verdadeiro e (F) significa falso, a sequência das proposições acima é:
I. A psicopatologia descritiva é a ferramenta profissional fundamental do psiquiatra; ela é possivelmente, a única ferramenta diagnóstica exclusiva do psiquiatra. II. A psicopatologia descritiva diz respeito mais do que à simples realização de uma entrevista clínica com o paciente, ou, até mesmo, ter que escutá-lo, embora deva envolver ambos, necessariamente. III. A psicopatologia descritiva tem utilidade e aplicação clínica.
Sobre os itens acima:
I. Na psicopatologia psicanalítica, os sintomas e síndromes mentais são considerados formas de expressão de conflitos, predominantemente inconscientes, de desejos que não podem ser realizados, de temores aos quais o indivíduo não tem acesso. O sintoma é encarado, nesse caso, como uma “formação de compromisso”, um certo arranjo entre o desejo inconsciente, as normas e as permissões culturais e as possibilidades reais de satisfação desse desejo.
II. Auxiliar a seleção de estratégias de manejo de turma, contribuir para o planejamento das estratégias de ensino, auxiliar na percepção da equipe pedagógica sobre a realidade dos alunos e adotar novos pontos de vista sobre o desenvolvimento infantil no ambiente educacional são atividades vedadas ao psicólogo na equipe multidisciplinar de uma instituição de ensino.
Marque a alternativa CORRETA:
(...) “Que seja imenso o campo das nossas sensações e intuições sensíveis, isto é, das representações obscuras no ser humano, de que não somos conscientes, ainda que possamos concluir indubitavelmente que as temos; que, ao contrário, as representações claras contenham apenas infinitamente poucos pontos acessíveis à consciência; que, por assim dizer, no grande mapa de nosso espírito só haja poucos lugares iluminados, isso pode nos causar espanto com relação a nosso próprio ser (...) O campo das representações obscuras é o maior no ser humano... frequentemente jogamos com representações obscuras e temos interesse em ocultar à imaginação objetos desejados ou indesejados; com mais frequência, porém, somos nós mesmos um jogo das representações obscuras, e nosso entendimento não pode se salvar dos absurdos em que é posto pela influência delas, ainda que as reconheça como engano.” (John Locke).
Inspirados a partir da leitura do texto e com seus conhecimentos sobre psicopatologias e métodos clínicos, assinale a única alternativa que se relaciona de forma correta com o pensamento do filósofo iluminista.