Filtrar


Questões por página:
A Psicopatologia foca na questão do normal e do patológico, uma vez que “o conceito de normalidade psicológica e saúde mental implica um estado de bem-estar psicológico através do qual o indivíduo desenvolve as suas próprias capacidades e potencialidades, pode lidar eficazmente com o stress, trabalha de forma produtiva e com satisfação, sendo capaz de contribuir para a comunidade onde está inserido” (Carvalho Teixeira, 2005). Os vários critérios de distinção entre o normal e o patológico são:
Dentre as muitas questões concernentes aos estudos da psicopatologia, levantadas na obra do psiquiatra martinicano Frantz Fanon (1925-1961), está a sua abordagem singular do fenômeno do sofrimento psíquico e do adoecimento psicopatológico. Dadas as afirmativas acerca do pensamento de Frantz Fanon em relação aos fenômenos psicopatológicos
I. O mundo branco adoece o negro por meio da experiência sistemática da discriminação. II. É resultado de uma psicopatologia individual que se inscreve num complexo edipiano. III. Procurava desvencilhar-se de saberes e dispositivos psíquicos de cuidado das culturas tradicionais. IV. O sofrimento psíquico próprio à loucura é a expressão de uma exclusão social mais profunda.
verifica-se que estão corretas apenas

Paulo Dalgalarrondo com relação ao diagnóstico psicopatológico vai dizer que há uma discussão muito acentuada em torno dessa temática. Analise as duas passagens a seguir e marque a opção correta:


1. Tendo basicamente duas posições. A primeira posição vai firmar que o diagnóstico psiquiátrico não tem valor algum, pois cada pessoa tem seu modo singular de ser, cada pessoa vive uma realidade única, daí esse diagnóstico serve apenas para rotular essas pessoas. A segunda posição vai defender que o diagnostico psiquiátrico vai ter o mesmo valor que o diagnóstico de outras especialidades médicas, é tão importante quanto, defendendo claramente que é imprescindível considerar os aspectos pessoais, singulares de cada indivíduo, o seu modo de ser diferenciado, com o cuidado de não rotular.

2. Do ponto de vista clínico e específico da psicopatologia o processo diagnóstico em psiquiatria segue os princípios gerais das ciências médicas, mas, no entanto, tem seus aspectos particulares, e um dos aspectos particulares do diagnóstico psicopatológico é de que ele sempre vai ser baseado nos dados clínicos, sem que os mesmos sejam determinantes, porém estão dentro do quadro de fatores que vão servir para o diagnóstico mais próximo possível da eficácia.


Opções:

O conceito de normalidade é de difícil definição e grande controvérsia. Do mesmo modo, é importante, por exemplo, para o estabelecimento de políticas assistenciais. Um modo possível de definição é o estabelecimento de critérios. Qual, dentre os seguintes critérios, NÃO pode ser classificado como um critério de definição de normalidade?