Questões de Concurso
Filtrar
61 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 13
Questões por página:
Leia as afirmativas a seguir:
I. É dever do Estado impedir o acesso de todos os cidadãos à educação e aos serviços de saúde. Esse direito é garantido pela Constituição Federal e ratificado por leis municipais e estaduais em todas as esferas de governo.
II. Os direitos humanos são todos os direitos relacionados à garantia de uma vida digna a todas as pessoas que residem em grandes cidades. Esses direitos não são extensíveis às pessoas que residem em comunidades rurais, indígenas e nem refugiados.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A violência patrimonial contra a mulher é entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades, conforme disposto na Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006.
II. Os direitos humanos são direitos que são garantidos à pessoa pelo simples fato de ser humana e adulta. Ou seja, não são aplicáveis às crianças ou aos adolescentes.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os direitos humanos são todos os direitos e liberdades básicas, considerados fundamentais para dignidade, como, por exemplo, o direito de não ter acesso à alimentação suficiente para suprir as necessidades nutricionais diárias.
II. É dever do Assistente Social impedir o acesso do cidadão aos serviços dos Centros de referência da assistência social (CRAS), ainda que esse cidadão apresente indícios incontestáveis de que se encontra em situação de vulnerabilidade social.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O reconhecimento da liberdade, como princípio e valor central, pelos assistentes sociais, parte da defesa da emancipação humana.
PORQUE
II. A universalidade de acesso a bens, serviços e direitos sociais ainda não é equitativa e nem se pauta na justiça social.
LOGO,
III. A defesa da elaboração de estratégias e táticas para intervenção profissional, dentro da sociedade capitalista vigente que não será superada, e a insistência nela tornam-se um imperativo e uma prioridade para os assistentes sociais.
Indique, entre as proposições apresentadas, a alternativa que tem validade normativa e faz mais sentido lógico.