Filtrar


Questões por página:
Cibele é assistente social e atua em uma equipe multiprofissional que é composta por um advogado, um engenheiro e um arquiteto. Ela trabalha em um departamento do trabalho social de atendimento a famílias que moram em situação de risco. Em relação à atuação do trabalho em equipe que privilegia a interdisciplinaridade, assinale a alternativa correta.
O/a assistente social, no surgimento do serviço social no Brasil desenvolvia suas atividades de forma individual, não se privilegiava a atuação do assistente social em equipes multiprofissionais para um atendimento pautado na interdisciplinaridade. Todavia, na contemporaneidade, tem sido cada vez mais recorrente a participação do/a assistente social em equipes multiprofissionais, para se trabalhar de forma interdisciplinar. Desse modo, assinale a alternativa que apresenta o objetivo dessa atuação interdisciplinar.
O trabalho interdisciplinar tem se tornado um eficaz mecanismo para atender às demandas sociais de maneira integral e assertiva. Nesse sentido, pode-se afirmar que a interdisciplinaridade, no âmbito da atuação profissional do Assistente Social,
A Lei Maria da Penha (Lei nº.11.340/2006) indica a necessidade de constituição de equipes interdisciplinares. Considerando o disposto na lei, analise as afirmativas abaixo.

I. Os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher que vierem a ser criados poderão contar com uma equipe de atendimento multidisciplinar, a ser integrada por profissionais especializados nas áreas psicossocial, jurídica e de saúde.
II. Não compete à equipe de atendimento multidisciplinar fornecer subsídios por escrito ao juiz, ao Ministério Público e à Defensoria Pública.
III. O Poder Judiciário, na elaboração de sua proposta orçamentária, não poderá prever recursos para a criação e manutenção da equipe de atendimento multidisciplinar, nos termos da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
IV. Quando a complexidade do caso exigir avaliação mais aprofundada, o juiz poderá determinar a manifestação de profissional especializado, mediante a indicação da equipe de atendimento multidisciplinar.
V. Quando a complexidade do caso exigir avaliação mais aprofundada, o juiz não poderá determinar a manifestação de profissional especializado, mediante a indicação da equipe de atendimento multidisciplinar.

Estão corretas as afirmativas:
Guimarães (2002) recorre a um estudo realizado por Zimerman, em 1997, para apresentar a classificação geral dos grupos, fundamentada nos critérios das suas finalidades. Os dois grandes ramos de grupos, de acordo com essa classificação, são: