Filtrar


Questões por página:
A crítica da moral dominante e defesa de direitos e valores emancipatórios, em um contexto de desumanização vivido no capitalismo, que impede ou dificulta a apropriação das conquistas humanas pelos indivíduos, no âmbito do Serviço Social, diz respeito a:

A formação profissional articula-se a questões éticas relacionadas à pesquisa. O assistente social também atua como docente e pesquisador: espaço de qualificação, reflexão e produção de conhecimento específico sobre a profissão e a sociedade, sobre questões que vivencia em seu cotidiano. Neste sentido, a ética perpassa por toda a pesquisa, nos seguintes quesitos, EXCETO:

As relações humanas, ou relações interpessoais são foco de atenção, principalmente no momento atual, onde as pessoas parecem viver pressionadas por obrigações tanto na vida pessoal quanto profissional. A fim de evitar situações conflituosas, muitas são as posturas que podemos adotar, administrando e interferindo de forma positiva sempre que for preciso, mesmo que não estejamos diretamente inseridos no caso em questão. Entre estas posturas NÃO podemos incluir:
De acordo com o Código de Ética Profissional do Serviço Social, no que diz que às relações estabelecidas entre os Assistentes Sociais com os usuários, assinale a alternativa que destaca corretamente as responsabilidades diante deste público.
O serviço social é uma profissão inscrita na divisão sociotécnica do trabalho, sendo a construção de seu fazer realizada a partir de demandas de diferentes segmentos de classe, surgidas na heterogeneidade da vida cotidiana. Para que a prática profissional não se reduza à identificação da demanda e a seu atendimento focalizado, é necessário que o/a assistente social realize: