Filtrar


Questões por página:
A reconceituação, movimento ou processo que emergiu em 1965, constitiu um marco na história do serviço social latino-americano. Uma das conquistas desse movimento foi
Acerca das correntes de análise que emergiram a partir do movimento de reconceituação do serviço social no Brasil, assinale a opção correta.

O serviço social brasileiro contemporâneo apresenta uma feição acadêmico-profissional e social renovada, voltada à defesa do trabalho, dos trabalhadores e do amplo acesso à terra para a produção de meios de vida e ao compromisso com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça social no terreno da história.

M. V. Iamamoto. O serviço social na cena contemporânea. In: Serviço social: direitos e competências profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009, p.18 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca do serviço social na contemporaneidade. 

A ruptura com o histórico conservadorismo, a partir do movimento de reconceituação, provocou a instauração de um ambiente em que não há possibilidade de interferência de correntes teórico-metodológicas herdeiras da perspectiva modernizadora, de caráter sistêmico, no serviço social brasileiro da atualidade.

mostrar texto associado
A afirmação da consagrada divisão de trabalho entre cientistas sociais e assistentes sociais representa a principal conquista do processo de reconceituação do serviço social.
mostrar texto associado
A gênese da reconceituação do serviço social na América Latina está relacionada ao questionamento sobre o papel da profissão em face do subdesenvolvimento bem como a determinados condicionantes, entre os quais, o surgimento de novos sujeitos políticos e o impacto da Revolução Cubana.