Filtrar


Questões por página:

As análises de José Paulo Netto sobre a organização monopólica do capital apreendem a realidade pela via de suas mediações, em processo de totalização, protagonizado pelos sujeitos históricos.

Com base nesse marco teórico-metodológico, como podemos interpretar as indicações da Comissão Nacional Sobre Determinantes Sociais da Saúde (2008) quanto à promoção da coesão social por meio de redes de apoio como um dos determinantes da situação da Saúde?

O Conselho Nacional de Saúde, através da Resolução 218 de 1997, reconheceu 13 categorias profissionais como profissões de saúde, entre elas a de serviço social.

Esta medida define o estatuto legal para que a formação e a prática das diferentes áreas no campo da saúde estejam orientadas pelos fundamentos contidos na Constituição Federal de 1988 e na Lei Orgânica da Saúde, quais sejam

Haja vista o entendimento de que o Estado democrático de direito é aquele comprometido com os direitos fundamentais da pessoa, tendo por referência legal as garantias constitucionais e por princípio a participação da população, julgue o item subsequente, relativo às garantias constitucionais e à participação popular nas políticas brasileiras de seguridade social.

Compete ao Conselho Nacional de Saúde elaborar, monitorar e deliberar sobre a política de saúde, criando comissões intersetoriais permanentes com vistas à integração dos serviços de saúde com as instituições de ensino superior e profissional.

No que tange à atuação do assistente social em equipe multiprofissional e interdisciplinar, julgue o item a seguir.

A atuação do assistente social no âmbito da saúde inclui o desenvolvimento de ações multiprofissionais para a identificação de casos suspeitos ou constatados de violência sexual, bem como a notificação desses casos.

Considerando a necessidade de ações preventivas sobre o uso indevido de drogas, um Assistente Social deverá propor projeto de socialização de informações e capacitação entre os trabalhadores da instituição. Para tanto, deverá tomar como parâmetro as diretrizes da política nacional sobre drogas no que se refere a:

I. dirigir as ações de educação preventiva, de forma continuada, com foco no indivíduo e seu contexto sociocultural, buscando desestimular o uso inicial de drogas, incentivar a diminuição do consumo e diminuir os riscos e danos associados ao seu uso indevido.

II. promover, estimular e apoiar a capacitação continuada, o trabalho interdisciplinar e multiprofissional, com a participação de todos os atores sociais envolvidos no processo, possibilitando que esses se tornem multiplicadores, com o objetivo de ampliar, articular e fortalecer as redes sociais, visando ao desenvolvimento integrado de programas de promoção geral à saúde e de prevenção.

III. fundamentar as campanhas e programas de prevenção em pesquisas e levantamentos sobre o uso de drogas e suas consequências, de acordo com a população-alvo, respeitadas as características regionais e as peculiaridades dos diversos segmentos populacionais, especialmente nos aspectos de gênero e cultura.

Está correto o que se afirma em