Questões de Concurso
Filtrar
117 Questões de concurso encontradas
Página 23 de 24
Questões por página:
No processo de intervenção do assistente social junto ao servidor, faz-se necessário compreender que, quanto maior o nível de vulnerabilidade e de perda de autonomia do usuário, maior deve ser a quantidade de recursos ofertados pela equipe que o assiste. Esse princípio denomina-se equidade e caracteriza-se como um dos eixos de sustentação do Sistema Único de Saúde.
Caso Antônio continue resistente em submeter-se ao tratamento para a dependência do álcool, não é indicado encaminhá-lo ao Centro de Atenção Psicossocial, visto que sua recusa altera o projeto terapêutico individual e significa o descumprimento do contrato terapêutico, o que fará que ele seja desligado desse centro e encaminhado a outro tipo de serviço.
Se, em entrevista, o assistente social abordar o consumo de álcool, deverá ater-se em repassar a Antônio as informações sobre os efeitos e as consequências da substância, visto que essa atitude é comprovadamente eficiente, mesmo quando desvinculada de um programa de prevenção.
I. Embora a formação profissional tenha se pautado, desde o seu início, em disciplinas relacionadas à saúde, essa não foi a área que mais concentrou profissionais até meados da década de 40.
II. O projeto da Reforma Sanitária, instituído como bandeira para a política pública desde 1986, vem apresentando como demandas para os assistentes sociais: a prática educativa com intervenção normativa no modo de vida da população usuária, plantão, triagem ou seleção, encaminhamento, concessão de benefícios e orientação previdenciária.
III. Os assistentes sociais só foram absorvidos nos Centros de Saúde na década de 70.
IV. O trabalho profissional do assistente social na área da saúde orientou-se pela vertente modernizadora até o final da década de 70.
Está correto o que consta em