Filtrar


Questões por página:
Marta,29 anos de idade, foi demitida do hospital em que trabalhava como técnica de enfermagem e, há cinco anos, teve uma crise de depressão, com tentativa de suicídio, que motivou sua internação involuntária em uma enfermaria de saúde mental em hospital geral. Desde pequena, ela reside com o pai na casa dos avós paternos e sempre foi muito ligada afetivamente à avó. Há um ano a avó faleceu e Marta teve nova crise de depressão com tentativa de suicídio, usando as medicações que tomava. Ela está internada voluntariamente há seis meses, em enfermaria de saúde mental.
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
O trabalho em equipe compõe o cotidiano profissional de assistentes sociais no âmbito da saúde e tem o potencial de qualificar o atendimento oferecido à população. Iamamoto (2002) enfatiza que as diferentes especialidades também atribuem unidade e fortalecem a equipe, contudo, é necessário não perder de vista as particularidades e as atribuições de cada profissão. Nesse sentido, são atribuições do assistente social na área da saúde:

Conforme a Lei n.º 8.069/1990, analise as sentenças a seguir:


I- Incumbe ao Poder Público garantir, à gestante e à mulher com filho na primeira infância que se encontrem sob custódia em unidade de privação de liberdade, ambiência que atenda às normas sanitárias e assistenciais do SUS para o acolhimento do filho, em articulação com o sistema de ensino competente, visando ao desenvolvimento integral da criança.



II- Os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário.



III- Os serviços de saúde em suas diferentes portas de entrada, os serviços de assistência social em seu componente especializado, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) deverão conferir máxima prioridade ao atendimento das crianças na faixa etária da primeira infância, com suspeita ou confirmação de violência de qualquer natureza, formulando projeto terapêutico singular que inclua intervenção em rede e, se necessário, acompanhamento domiciliar.



Assinale a alternativa CORRETA:

Estudos apontam que a histórica inserção profissional dos Assistentes Sociais, hegemonicamente na área da saúde e dentro dela na atenção terciária, mostra que o Serviço Social acompanhou a tendência da medicina no Brasil, a saber:
Analise as afirmativas a seguir:

I. A alta hospitalar é outra demanda que precisa ser refletida pela equipe a fim de estabelecer as atribuições dos diversos profissionais. Parte-se do pressuposto de que a participação do assistente social no acompanhamento dos usuários e/ou família é que vai indicar se há demanda para intervenção direta do profissional no processo de alta. A alta médica e a alta social devem acontecer concomitantemente. Em situações em que o usuário já tiver recebido a alta médica sem condições de alta social, cabe ao profissional de Serviço Social notificar à equipe, registrando no prontuário a sua intervenção, de forma a ratificar o caráter do atendimento em equipe, com o objetivo de estabelecer interface do usuário/familiar com a equipe.

II. São considerados serviços de proteção social de média complexidade aqueles que oferecem atendimentos às famílias e indivíduos com seus direitos violados, cujos vínculos familiar e comunitário não foram rompidos. Neste sentido, requerem maior estruturação técnico-operacional e atenção especializada e mais individualizada e/ou acompanhamento sistemático e monitorado. Difere-se da proteção social básica por se tratar de um atendimento dirigido às situações de violação de direitos.

III. Na medida em que se aprofunda a organização do SUAS, cresce o papel que os trabalhadores vêm desempenhando para a consolidação desse sistema. A contínua profissionalização da área de assistência social, com a constituição de quadros próprios, a realização de capacitação continuada e a garantia de condições dignas de trabalho, são condições essenciais para depauperar os serviços socioassistenciais e ofertar respostas pouco qualificadas às reais necessidades dos usuários.

Marque a alternativa CORRETA: