Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O serviço de referência tradicional e o digital pressupõem necessariamente a prestação de assistência presencial ou remota do bibliotecário aos leitores em busca de informação.
Avalie as afirmativas abaixo.

I. O acesso aos grandes sistemas de recuperação de informação, também denominados de bancos de dados e, consequentemente, às suas bases de dados veio ampliar significativamente a qualidade das buscas bibliográficas, visto que essas bases proporcionam diversificados pontos de acesso à informação.

II. Tanto as bases de dados referenciais, quanto as textuais vão exigir um planejamento acurado da estratégia de busca, visando a uma recuperação de informação de acordo com as necessidades dos usuários.

III. Na vida profissional, o usuário final está bem habilitado a lidar com a incidência de erros ortográficos em bases de dados.

É correto o que se afirma APENAS em
Pode ser visto como um meio a mais disponível para a divulgação da informação, indo ao encontro da necessidade dos usuários de recuperação de informação personalizada e representando uma extensão dos serviços convencionais de referência. Trata-se do serviço de
Caracteriza-se pela comunicação direcionada, de forma individualizada, procurando manter os usuários informados sobre as últimas publicações de acordo com um perfil de interesses, e envolvendo a coleta e análise de informações segundo a sua relevância e a divulgação de dados. Trata-se do serviço de
Neusa Dias de Macedo apresenta cinco linhas de atuação para o serviço de referência. Entre elas estão