Filtrar


Questões por página:

As ameaças que se apresentam em cada setor da economia brasileira são distintas e estão intimamente relacionadas tanto a questões conjunturais quanto a fatores estruturais específicos.


Considerando-se o contexto brasileiro, qual ameaça estrutural é relevante para o setor correspondente?

A gestão da economia visa a atender às necessidades de bens e serviços da sociedade e também a atingir determinados objetivos sociais e macroeconômicos, tais como pleno emprego, distribuição de riqueza e estabilidade de preços.

Para que isso ocorra, o governo atua por meio de
O resultado operacional do governo foi deficitário em $ 100 milhões. As despesas correntes do governo totalizaram $ 800 milhões e as receitas $ 900 milhões. Os juros pagos sobre a dívida pública foram de 20% e a taxa de inflação foi de 10%. O montante da dívida pública é aproximadamente:
Avalie as seguintes proposições. I) Num mercado competitivo, um imposto sobre quantidades cobrado dos consumidores causa mais perda de bem-estar do que o mesmo imposto cobrado aos produtores, uma vez que os consumidores são uma parte mais vulnerável na relação de consumo. II) Como os bens públicos não são de uso exclusivo de cada consumidor, a presença de oportunistas (ou caronas) geralmente faz com que mercados competitivos deixem de prover quantidades eficientes desse bem. III) Na presença de externalidades positivas na produção, o mercado competitivo oferece uma quantidade menor do que a socialmente ótima do bem em questão. Isso ocorre porque o valor do benefício marginal social é menor do que o privado. Podemos afirmar que:
Os déficits fiscais são uma realidade na administração de diferentes governos. Entre os fatores que explicitam/ justificam essas ocorrências, é correto considerar:
I. o comportamento errático do respectivo governo, visto que os países são bem parecidos e “não é necessário reinventar a roda”, na busca de soluções.
II. que os resultados, principalmente sob a forma de arrecadação de tributos, devem ser distribuídos de forma equânime na sociedade.
III. que não é fácil conseguir ajuste fiscal pela quase impossibilidade de alterar a atual incidência do ajustamento fiscal.
Está(ão) correta(s) apenas