Filtrar


Questões por página:

No momento da criação de uma tabela em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), por meio do comando CREATE TABLE, definem-se regras para o controle de integridade e para a garantia de qualidade dos dados dessa tabela. Considere que W e Y são duas tabelas. A é um atributo de W, e B é um atributo de Y. Foi criada corretamente uma cláusula CHECK no atributo A.

Essa cláusula permite verificar se o atributo A

No contexto de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), é possível definir o nível de isolamento de uma transação por meio do comando SET TRANSACTION ISOLATION LEVEL. Há vários níveis de isolamento possíveis.

Entre tais níveis encontra-se o SERIALIZABLE, que

Para um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), uma transação é um recurso que possui múltiplas finalidades no momento da execução de um conjunto de comandos (por exemplo, em SQL) pelo SGBD.

Dentre essas finalidades, verifica-se que uma transação

Considere um cenário em que uma equipe de analistas foi deslocada para um município brasileiro de modo a avaliar aspectos da sua infraestrutura urbana (saneamento básico, iluminação pública, transporte público), em duas etapas: coleta de dados e análise. Essa equipe optou por não utilizar formulários predefinidos e estruturados para coleta de dados, e sim registrar todo e qualquer dado que julgasse ser relevante, para uma posterior triagem na fase de análise. A coleta estará focada nos dados em si, e não em como eles estão inter-relacionados. De modo a persistir os dados coletados, com os metadados possíveis (parciais), os analistas optaram por utilizar um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) NoSQL.


O tipo de SGBD a ser escolhido para a etapa de coleta de dados descrita é o

Considere que uma tabela com dados de equipamentos médicos (para raio X, tomografia, etc.) foi criada em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) Microsoft SQL Server, com uma chave primária composta por “tipo” e “número de série”, e duas chaves estrangeiras, sigla do fabricante e número da nota fiscal de compra (no esquema apresentado, a chave primária está sublinhada e as chaves estrangeiras estão indicadas pelo sinal @ no início do nome do atributo):


EQUIPAMENTO (tipo, numero-de-serie, nome, @sigla-do-fabricante, @nota-fiscal)


Considere ainda que uma consulta aos equipamentos dessa tabela, informando-se apenas um número de nota fiscal, possui um baixo desempenho.


Uma ação a ser executada para melhorar o desempenho dessa consulta é a criação de