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Sobre as características das escolas literárias, relacione as duas colunas e assinale a alternativa correta.
Coluna I.
A- Barroco.
B- Simbolismo.
C- Romantismo.
D- Arcadismo.
E- Modernismo.
F- Realismo.
Coluna II.
(1) Busca pela linguagem brasileira, nacionalismo, ironia, humor, paródia e relato do cotidiano. (2) Reflete a simplicidade por meio da exaltação da natureza, os escritores estavam preocupados em demonstrar uma vida simples e tranquila, longe dos centros urbanos. Usavam linguagem simples e objetiva. (3) Dualidade entre os prazeres do corpo e a espiritualidade, sombras e luzes: a valorização do contraste, obras rebuscadas e ricas em detalhes. (4) Retrato fidedigno da realidade, busca do objetivismo, cientificismo e materialismo. (5) Constante aproximação entre a música e a poesia; misticismo, religiosidade e sublimação; criação de obras de arte valorizando a intuição e descartando a racionalidade e a lógica. (6) Sentimentalismo, supervalorização das emoções pessoais, subjetivismo e egocentrismo. Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustrações e tédio.
Considerando o desenvolvimento da literatura no Brasil, bem como os fundamentos de teoria literária, julgue o item.
Apesar do caráter militante de sua obra, centrada nos problemas sociais do País, Lima Barreto evitou sistematicamente fundir sua experiência pessoal à sua elaboração artística transfiguradora, avessa à representação direta da realidade.
Considerando o desenvolvimento da literatura no Brasil, bem como os fundamentos de teoria literária, julgue o item.
O apego ao soneto clássico e o gosto pelo vocábulo prolixo aproximam a poesia de Cruz e Sousa do parnasianismo e a afastam da vertente tipicamente simbolista, que buscava, em uma atmosfera nebulosa, alcançar o inefável e expandir as fronteiras das palavras até o indefinível.
( ) O eu lírico vive a dualidade entre o rir e o sofrer. ( ) Assim como o Romantismo havia reagido contra a Ilustração, o Simbolismo ia de encontro às correntes analíticas de meados do século XIX. ( ) As rimas são emparelhadas nos dois quartetos e interpoladas nos dois tercetos. ( ) O eu lírico se compara a um tristíssimo palhaço no último verso. ( ) O poema é um soneto composto de versos decassílabos. ( ) A paixão do efeito estético foi um legado que os parnasianos deixaram aos simbolistas.
O excerto acima pertence ao primeiro capítulo de Húmus, obra publicada em 1917 e considerada a produção mais relevante de Raul Brandão.
Sobre o texto e seu contexto de produção, abordados por Saraiva e Lopes (2004), considere as seguintes afirmações:
I. A opção pelo diário, conforme evidencia a indicação da data na abertura do excerto, favorece a utilização de um tom confessional e a manifestação de um pendor memorialista, traços que permitem a vinculação dessa obra ao movimento saudosista, cuja inspiração decorre das composições de Teixeira de Pascoaes.
II. A natureza sensorial dos elementos utilizados para figurar a degradação e a banalidade do ambiente permite aproximar o procedimento à torturada estilística impressionista de Fialho de Almeida, a quem Raul Brandão reconhecerá como seu precursor.
III. Ao estabelecer uma relação de similaridade entre as estátuas disformes do jardim e os sepultados pelo desastre de Pompeia, para, em seguida, associar esse “invólucro de pedra” às “capas de vulgaridade” que aniquilam a possibilidade do sonho, o narrador antecipa a situação de abatimento existencial das personagens ligadas à vila.
Estão corretas as afirmativas