Filtrar


Questões por página:
Chamamos de pressão arterial (PA) a pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias, dependendo da força da contração do coração, da quantidade de sangue e da resistência das paredes dos vasos sanguíneos, podendo variar de acordo com a idade, estado emocional, posição, uso de substância, temperatura do ambiente, entre outros. Sobre a técnica para aferir a PA, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I- Antes de aferir a pressão arterial, o paciente deve repousar de 5 a 10 minutos em ambiente calmo e com temperatura agradável. O profissional de saúde deve certificar que o paciente não está com a bexiga cheia, não ingeriu café, álcool, alimentos, não fumou e não fez atividade física até 30 minutos antes da medida.
II- A série de sons que o profissional de saúde ouve ao verificar a pressão sanguínea, são chamados de sons de Korotkoff.
III- Para aferir a pressão arterial, o paciente deve estar com o braço apoiado no nível do coração e a largura do manguito deve corresponder a 40% da circunferência braquial e seu comprimento a 80%.
IV- Para determinar o nível máximo de insuflação do manguito, deve-se insuflar o manguito e palpar o pulso radial, até o mesmo desaparecer. Então, deve-se acrescentar 30 mmHg no momento da medida.
V- No momento da medida da pressão arterial, o estetoscópio deve ser posicionado na artéria braquial, na região da fossa cubital, a fim de identificar a pressão sistólica e diastólica.
VI- Considera-se hipertensão arterial quando a PA está maior ou igual a 120/80 mmHg.


Assinale a alternativa CORRETA.
Os sinais vitais são medidas corporais básicas, utilizadas como indicadores do estado de saúde do ser humano, que auxiliam na identificação e solução de problemas clínicos. É considerado sinal vital
Sobre a aferição da pressão arterial, conforme a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, é correto afirmar, EXCETO:
Analise as afirmativas a seguir:
I. As ações de promoção da saúde têm, dentre seus objetivos, o de propiciar a qualidade de vida e a ampliação da vulnerabilidade ligada às vivências das pessoas, ocultando fatores determinantes e condicionantes do processo saúdedoença como: a habitação, o trabalho, a renda, a educação, a cultura, a moradia e o acesso aos bens e serviços oferecidos à população. II. A pressão arterial é a medida da força do sangue contra as paredes das artérias. A medida da pressão arterial compreende a verificação da pressão máxima chamada diastólica e pressão mínima sistólica. A pressão arterial normal é, portanto, aquela na qual as artérias ficam sob estresse e o coração fica sobrecarregado. Atualmente, sabese que os níveis de pressão arterial para adultos, idosos e adolescentes podem ser diferentes. III. O uso de máscara cirúrgica é uma das medidas de prevenção a ser utilizada pelos profissionais de saúde para limitar a propagação do novo coronavírus. Deve ser utilizada para evitar a contaminação da boca e nariz do profissional por gotículas respiratórias. Porém, quando o profissional atuar em procedimentos com risco de geração de aerossol nos pacientes com infecção suspeita ou confirmada pelo novo coronavírus (2019-nCoV) deve ser utilizada a máscara de proteção respiratória (respirador particulado) com eficácia mínima na filtração de 95% de partículas de até 0,3µ.
Marque a alternativa CORRETA:
Os sinais vitais são indicadores do estado de saúde. Acerca deste assunto, analise as afirmativas a seguir.
I. A temperatura corpórea é a diferença entre a quantidade de calor produzido por processos do corpo e a quantidade de calor perdido para o ambiente externo. II. O paciente, estando na posição assentada para aferição da pressão arterial, o posicionamento das pernas não interfere nos valores obtidos. III. As mulheres geralmente sofrem flutuações maiores da temperatura corporal em relação aos homens. IV. Em um indivíduo com pulso regular, o número de pulsos que ocorrem em trinta segundos corresponderá à frequência do pulso por minuto.
Estão corretas apenas as afirmativas