Filtrar


Questões por página:
Sinais vitais são aqueles que indicam a existência de vida. São reflexos ou indícios que permitem concluir sobre o estado geral de uma pessoa. Destaque, nas alternativas abaixo, quais são os principais sinais vitais:
O conhecimento dos sinais vitais é fundamental ao se prestar os primeiros socorros, a avaliação da temperatura ajuda a determinar o estado físico da vítima. Qual é a variação normal da temperatura do corpo humano?
A verificação dos sinais vitais é um procedimento diário realizado pelo técnico de enfermagem, eles indicam o funcionamento do corpo. Sobre as nomenclaturas utilizadas para definir a frequência respiratória, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Taquipneia: respiração dolorosa e difícil.
( ) Cheyne Stokes: respiração que apresenta períodos de dispneia alternados com períodos de apneia, com movimentos respiratórios que aumentam e diminuem.
( ) Anóxia: quando o paciente não recebe nenhum oxigênio.
( ) Apneia: quando o paciente não está recebendo o suprimento de oxigênio necessário.
( ) Bradipneia: respiração lenta, no geral baixo do parâmetro indicado para a idade.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O técnico de enfermagem deve estar habilitado para aferir adequadamente os sinais vitais, comunicar os achados e instituir ações conforme a necessidade encontrada. Os cuidados para intervir nas alterações dos sinais vitais dependem da intensidade das alterações e do estado geral de saúde, indicando as prioridades dos cuidados de enfermagem. Referente à aferição dos sinais vitais, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Durante o procedimento de aferição do pulso, o técnico de enfermagem analisa as seguintes características: elasticidade, frequência, ritmo, amplitude, tensão, sempre comparando com o lado homólogo.
( ) A respiração constitui o mecanismo pelo qual o organismo realiza a troca de gases. Em condições normais, observam-se dois movimentos para o padrão respiratório: costal superior, observada principalmente no sexo feminino; torocoabdominal, predominante no sexo masculino e em crianças.
( ) Medidas frequentes da pressão arterial são prescindíveis em situações como: ferimentos graves, cirurgias, anestesias e durante qualquer enfermidade ou condição que ameace a estabilidade cardiovascular.
( ) Podemos definir a pressão convergente, quando as pressões sistólicas e diastólicas estão muito afastadas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A amplitude do pulso traduz o grau de enchimento da artéria (relativo ao volume de sangue ejetado do ventrículo esquerdo na sístole e o remanescente na diástole), que pode ser cheio/forte ou fraco/filiforme, percebido em forma de onda durante a palpação da artéria. Assim, para a verificação do pulso, utiliza-se preferencialmente a artéria