Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

I. Na primeira estrofe, os substantivos “periferia” e “centro” formam um par antitético.

II. Na segunda estrofe, os dois pontos introduzem o aposto explicativo “risos, vértebras”.

III. Na terceira estrofe, as vírgulas separam uma oração subordinada adjetiva explicativa.

IV. Na quarta estrofe, o pronome “se”, proclítico, poderia ser usado em posição enclítica.

V. Na última estrofe, nos dois usos, o pronome “esta” poderia ser substituído por “essa”.


Estão CORRETAS as afirmativas

mostrar texto associado

Considere o parágrafo: “Por isso, às vezes, eu me isolo e fico como um caçador que observa e estuda a sua presa. Olho para todos os meus “eus” e escuto o que eles têm a dizer, mas sem julgar nenhum deles. Deixo eles falarem o quanto quiserem, mas não me deixo levar por nenhum deles. Eu só observo.” (Linhas 22-24)


Analise as afirmativas, tendo em vista a estrutura do referido parágrafo.


I. No primeiro período, a conjunção “como” foi usada para construir a figura de linguagem comparação.

II. No segundo período, o verbo “têm” encontra-se acentuado porque foi flexionado na terceira pessoa do plural concordando com o seu sujeito “eles”.

III. Em “deixo eles”, verifica-se uma marca de oralidade, já que, na fala, o pronome pessoal reto “eles”, muitas vezes, é usado no lugar do pronome oblíquo “os”.

IV. Em “mas não me deixo levar”, ocorre próclise obrigatória de acordo com a norma, pois o advérbio “não” é uma palavra atrativa.

V. No primeiro período, as vírgulas foram usadas para separar, respectivamente, uma conjunção coordenativa conclusiva e uma locução adverbial de tempo antecipadas.


Estão CORRETAS as afirmativas

mostrar texto associado

Sobre a organização sintática do texto, assinale a alternativa CORRETA

mostrar texto associado

Sobre a organização sintática do texto, assinale a alternativa CORRETA.

mostrar texto associado

No trecho “Mas, porém, contudo, todavia, entretanto... para acreditar que logo retomaremos essa possibilidade de encontrar quem nos faz bem [...]” (linhas 8-9), a autora usa conjunções que têm o mesmo valor semântico para enfatizar a ideia de