Filtrar
21 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 5
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP
Disciplina:
Braille
Os registros em braille podem ser feitos tanto manualmente quanto com o auxílio de uma máquina de escrever. Considerando a utilização de uma máquina de escrever em braille, analise as afirmações abaixo e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas(F).
I. Tomando por referência a tecla central, as três teclas de cada lado dessa representam os seis pontos que constituem o alfabeto braille.
II. Entre as 9 teclas que existem na máquina, temos uma tecla de espaço, uma tecla de retrocesso e uma tecla de avanço de linha.
III. A tecla central serve para retornar ao ponto inicial de cada linha.
As assertivas são, respectivamente,
I. Tomando por referência a tecla central, as três teclas de cada lado dessa representam os seis pontos que constituem o alfabeto braille.
II. Entre as 9 teclas que existem na máquina, temos uma tecla de espaço, uma tecla de retrocesso e uma tecla de avanço de linha.
III. A tecla central serve para retornar ao ponto inicial de cada linha.
As assertivas são, respectivamente,
Concurso:
Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP
Disciplina:
Braille
Na reglete, escreve-se o braille da ____________ para a ____________, na sequência normal de letras ou símbolos, invertendo-se, então, a numeração dos pontos. A leitura é feita normalmente da ____________ para a ____________. Conhecendo-se a numeração dos pontos correspondentes a cada símbolo, torna-se fácil tanto a leitura quanto a escrita feita em regletes.
RESENDE, Tânia Regina Martins. Apostila – O sistema braille 2020/21. São Paulo: Fundação Dorina Nowill,2020. Adaptado. Disponível em: https://trocandosaberes.com.br/wp-content/uploads/2022/03/02-Apostila-deSistema-Braille.pdf. Acesso em: 14 jul.2024.
As palavras que completam corretamente o texto na ordem em que elas aparecem são:
RESENDE, Tânia Regina Martins. Apostila – O sistema braille 2020/21. São Paulo: Fundação Dorina Nowill,2020. Adaptado. Disponível em: https://trocandosaberes.com.br/wp-content/uploads/2022/03/02-Apostila-deSistema-Braille.pdf. Acesso em: 14 jul.2024.
As palavras que completam corretamente o texto na ordem em que elas aparecem são:
Concurso:
Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP
Disciplina:
Braille
Os recursos destinados ao Atendimento Educacional Especializado dos estudantes cegos e com baixa visão devem ser inseridos em situações e vivências cotidianas que estimulem a exploração e o desenvolvimento pleno dos sentidos remanescentes. A variedade, a adequação e a qualidade dos recursos disponíveis possibilitam o acesso ao conhecimento, à comunicação e à aprendizagem significativa.
SÁ, Elizabet Dias de; CAMPOS, Izilda Maria de; SILVA, Myriam Beatriz Campolina. Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual. SEESP / SEED / MEC Brasília/DF – 2007. Adaptado. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf. Acesso em: 13 jul.2024
Considerando o texto apresentado, analise as afirmações e assinale a verdadeira.
SÁ, Elizabet Dias de; CAMPOS, Izilda Maria de; SILVA, Myriam Beatriz Campolina. Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual. SEESP / SEED / MEC Brasília/DF – 2007. Adaptado. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf. Acesso em: 13 jul.2024
Considerando o texto apresentado, analise as afirmações e assinale a verdadeira.
Concurso:
Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP
Disciplina:
Braille
Associe cada descrição apresentada a seguir ao sinal em braille correspondente.
I. Representa o cifrão, usado para expressar a unidade monetária de vários países.
II. Representa as aspas simples.
III. Representa a vírgula que, em tinta, é empregada para separar a parte inteira da parte decimal no numeral decimal.
IV. Representa hashtag, símbolo usado nas redes sociais para indicar a categorização de um assunto.
( ) (3456 13)
( ) (236)
( ) (56)
( ) (2)
Assinale a alternativa que indica a sequência correta dessa associação.
I. Representa o cifrão, usado para expressar a unidade monetária de vários países.
II. Representa as aspas simples.
III. Representa a vírgula que, em tinta, é empregada para separar a parte inteira da parte decimal no numeral decimal.
IV. Representa hashtag, símbolo usado nas redes sociais para indicar a categorização de um assunto.
( ) (3456 13)
( ) (236)
( ) (56)
( ) (2)
Assinale a alternativa que indica a sequência correta dessa associação.
Concurso:
Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP
Disciplina:
Braille
O emprego de materiais didáticos e tecnológicos pode oferecer apoio efetivo no processo de ensino para docentes e no de aprendizagem para os discentes. A associação de recursos adequados às práticas pedagógicas com estudantes cegos garante que eles tenham acesso equitativo ao conhecimento e às experiências educacionais.
A partir desse contexto, analise as afirmativas abaixo e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. Recursos didáticos são essenciais para garantir que os estudantes cegos possam acessar o currículo escolar, desenvolver suas habilidades e participar plenamente da vida acadêmica.
II. Recursos didáticos que atendem às necessidades específicas dos estudantes cegos tornam a experiência de aprendizagem mais agradável e motivadora.
III. Recursos didáticos adaptados garantem que os estudantes cegos possam participar ativamente das atividades em sala de aula, em condições de igualdade com seus colegas videntes.
IV. A inclusão de recursos didáticos no processo de ensino de estudantes com deficiência visual é suficiente para garantir a aprendizagem.
As afirmativas são, respectivamente,
A partir desse contexto, analise as afirmativas abaixo e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. Recursos didáticos são essenciais para garantir que os estudantes cegos possam acessar o currículo escolar, desenvolver suas habilidades e participar plenamente da vida acadêmica.
II. Recursos didáticos que atendem às necessidades específicas dos estudantes cegos tornam a experiência de aprendizagem mais agradável e motivadora.
III. Recursos didáticos adaptados garantem que os estudantes cegos possam participar ativamente das atividades em sala de aula, em condições de igualdade com seus colegas videntes.
IV. A inclusão de recursos didáticos no processo de ensino de estudantes com deficiência visual é suficiente para garantir a aprendizagem.
As afirmativas são, respectivamente,