Filtrar


Questões por página:

Alguns fatores afetam a monitorização dos trabalhadores acompanhados pelo médico do trabalho, desde a escolha da amostra até a interpretação dos resultados. Nesta premissa é correto afirmar que:

I. A idade pode afetar a toxicocinética dos xenobioticos, o que induz nos idosos a maior eliminação de cádmio e fluoretos na urina.

II. A obesidade não afeta a distribuição de substâncias lipossolúveis como o tetracloroetileno, xileno e tolueno, não favorecendo sua retenção no organismo.

III. No alcoolismo, a ingestão do etanol pode ocasionar o aumento da biotransformação.

IV. A excreção renal do ácido hipúrico e das coproporfirinas é menor pela manhã.

V. O mercúrio apresenta eliminação urinária preponderante pela manhã.

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

Trabalhador de indústria cerâmica ao selecionar e empilhar tijolos no forno de cozimento é picado por escorpião.Com dor e edema na mão é conduzido à unidade de saúde sendo liberado para sua residência após atendimento, retornando ao trabalho no dia seguinte. Diante do fato o médico do trabalho da empresa deverá:

Sobre as doenças profissionais, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Estão incluídas no grupo I de Schilling, as doenças nas quais o trabalho é causa necessária.

II. A intoxicação pelo chumbo é considerada doença do trabalho.

III. As dermatites alérgicas e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho - DORT são exemplos de doenças profissionais.

IV. A eliminação do agente causal da doença profissional pode assegurar a prevenção do adoecimento.

V. A cardiopatia e a hipertensão arterial são exemplos de doenças profissionais.

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

Trabalhador acometido de perda de memória, abstração, irritabilidade, depressão, apresentando náuseas e vômitos comparece ao serviço médico da empresa. Refere tontura, cefaleia, perda do equilíbrio, dificuldade de convívio familiar e social, ideário suicida. Na anamnese refere que não bebe, não fuma e que sua doença começou com dor de cabeça e enjoo (sic) há aproximadamente seis meses, quando começou a trabalhar no plantio de laranja. Os sintomas descritos referem-se a:
Paciente operador de empilhadeira em indústria metalúrgica relata trabalhar em turnos, com horas extras habituais, acometido por má qualidade do sono, despertares frequentes durante a noite, irritabilidade, dores musculares, desânimo, astenia persistente. A descrição do paciente sugere: