Filtrar


Questões por página:
Os estudos da fisiologia humana são fundamentais para entendermos como "funciona" o nosso corpo e, dessa forma, permitir que possam ser mais bem conhecidas as doenças e, consequentemente, mais e melhores tratamentos possam ser desenvolvidos. No processo de digestão dos alimentos possuímos um conjunto diversificado de enzimas que atuam quebrando as moléculas presentes nos alimentos, de modo que possam, então, ser assimiladas. Sobre as reações que ocorrem na digestão, assinale a alternativa que associa INCORRETAMENTE a enzima ao seu substrato.

Sobre a fisiologia humana, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No sistema excretor, os néfrons são a unidade filtradora dos rins.

( ) A secretina liberada pelo estômago estimula a liberação de suco gástrico.

( ) Os ossos fazem parte do aparelho locomotor.

( ) A hemoglobina do sangue tem capacidade de captar gases respiratórios: oxigênio e gás carbônico.

( ) A neuroglia são células onde ocorre a condução do impulso nervoso.

A sequência está correta em

“No processo de digestão ______________ que inicia ________________, a enzima _______________ é utilizada na quebra deste composto em partículas menores, com absorção final no intestino delgado.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
A Síndrome de Zollinger – Ellison é caracterizada pela presença de um tumor hipersecretor de gastrina, podendo causar a formação de úlceras. Essa formação de úlcera ocorre porque a gastrina:
Após sua permanência no estômago, o alimento é transformado em uma massa pastosa denominada de quimo e deslocado para o intestino. No intestino, é realizada a principal parte da digestão e da absorção do alimento pelo organismo. Quando entra em contato com a parede intestinal, o quimo estimula a secreção de um hormônio, que é responsável por estimular a secreção de bicarbonato de sódio (NaHCO3) pelo pâncreas para neutralizar sua acidez. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta o hormônio responsável pela produção de NaHCO3 no intestino.