Filtrar


Questões por página:
Assuma que os capitais movimentam-se livremente na esfera internacional. Suponha, ainda, que determinado país adote o regime de câmbio fixo. Identifique as assertivas CORRETAS em tal situação e escolha a alternativa correspondente. I) O saldo das transações correntes é sempre nulo. II) A política fiscal é plenamente eficiente. III) A taxa de juros doméstica é igual à taxa de juros internacional. IV) A política monetária é ineficiente.
Considere que existam apenas dois países A e B produzindo um único bem cada, ou seja, A produz trigo e B aço. Seus respectivos preços unitários são PA (preço por tonelada de trigo em moeda de A) e PB (preço por tonelada de aço na moeda de B). Considere a taxa de câmbio nominal E, definida como a quantidade da moeda de A por uma unidade da moeda de B. Então, a taxa de câmbio real, indicando a relação de troca de uma tonelada de trigo em termos de toneladas de aço, é fornecida pela expressão:
A equação de trocas da Teoria Quantitativa da Moeda expressa uma relação entre o nível geral de preços P, os meios de pagamento M, o produto Y e a velocidade de circulação da moeda V. Considere que os meios de pagamento estejam crescendo à taxa instantânea m, o produto à taxa y e a velocidade de circulação da moeda à taxa v. Então, pode-se dizer que a taxa instantânea de variação dos preços é igual a:
Considere M o volume dos meios de pagamento na economia. Tendo-se a moeda em poder do público C dada por C = cM, o total de depósitos à vista D será fornecido pela expressão D = dM, em que c + d = 1. Além disso, os bancos retêm uma fração r dos seus depósitos à vista na forma de reservas, tanto voluntárias quanto na forma de encaixes compulsórios junto ao Banco Central. Sabendo-se então que a Base Monetária B compreende a moeda em poder do público mais as reservas bancárias, o multiplicador monetário m que determina o total dos meios de pagamento M em relação à B, isto é, M = mB, será igual a:
Por possuírem autorização legal para receber depósitos à vista, os bancos comerciais podem alterar a quantidade de moeda à disposição dos agentes para as transações na economia. Supondo existir um único banco em toda a economia, em que as reservas (voluntárias, isto é, definidas pelas próprias instituições financeiras) seja de 30%, além das compulsórias (estabelecidas pelo Banco Central em 25% do total dos depósitos nele realizados), assinale a alternativa que apresenta quanto um depósito inicial de R$ 2.000,00 poderia acrescer às disponibilidades na economia.