Filtrar


Questões por página:

Os sistemas de detecção de intrusão servem para fornecer avisos de invasão para que a área de segurança possa mitigar os danos ou, ainda, impedir o ataque. A esse respeito, julgue os itens a seguir.


I Honeypots são sistemas planejados para atrair um atacante para uma área diferente, longe dos sistemas críticos.

II A detecção de intrusão permite a coleta de informações sobre as técnicas de intrusão e, portanto, pode contribuir para a melhoria da estrutura de prevenção de intrusão.

III A detecção de intrusão é baseada na premissa de que o comportamento do intruso é diferente do comportamento de um usuário legítimo, podendo assim, ser quantificada.


Assinale a opção correta.

Com relação ao sistema de detecção de intrusão (SDI/IDS) e sistema de prevenção de intrusão (SPI/IPS), avalie as asserções a seguir.


I. Um incidente de segurança, resultante de um ou mais eventos, em que o atacante obtém ou tenta obter acesso indevido ao sistema ou a seus recursos, caracteriza uma intrusão de segurança.

II. Ataque de agentes internos são muito difíceis de detectar, pois o intruso é um agente legítimo que opera de maneira não autorizada, dificultando a sua identificação.

III. Os potes de mel (honeypots) são importantes na detecção de intrusão, provendo um mecanismos seguro de captura de atividades não autorizadas.

IV. Uma característica intrínseca dos IPSs é a capacidade de bloquear ataques, diferindo do IDS, cuja principal função é detectar ataques e gerar alertas.

V. Um sistema de detecção de intrusão baseado em estação (HIDS) examina atividades do usuário e de software numa estação, enquanto que o sistema de detecção de intrusão baseado em rede (NIDS) faz isto em nível de rede.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

Um sistema que monitora pacotes de rede em busca de tráfego potencialmente prejudicial, respondendo a esse tipo de tráfego com a rejeição dos pacotes potencialmente mal-intencionados, corresponde a

No que diz respeito à criptografia, aos sistemas de detecção de intrusão (IDS) e à certificação digital, julgue o item seguinte.


Uma desvantagem de utilizar um IDS para proteger a rede contra ataques externos é que ele não pode ser configurado para realizar a atualização automática de suas definições de assinatura, pois a atualização é um procedimento cauteloso que deve ocorrer sob a supervisão do administrador de rede.

No que diz respeito à criptografia, aos sistemas de detecção de intrusão (IDS) e à certificação digital, julgue o item seguinte.


Um IDS permite criar regras com o objetivo de monitorar aumentos anormais de tráfego de rede; além dessa funcionalidade, ele ainda pode alertar o responsável pela segurança, caso ocorram tais anomalias.